21 885 47 30 | geral@forum.pt

Parece ficção científica, mas é bem real: os domínios de endereços na internet estão a esgotar-se e urge uma alternativa viável para o problema.

A solução parece passar pelos serviços que fornecem os equipamentos, que deverão incluir tecnologia capaz de alterar a forma de recebimento de informação vinda dos sites.

O tema é complexo, mas simples de compreender: há um meio de identificar um endereço na rede, a que se chamou de IPv4. No entanto, essa ferramenta está a ficar desactualizada, com graves problemas de segurança e, acima de tudo, está a esgotar a sua capacidade de albergar 4,2 mil milhões de endereços. Como tal, será necessário transferir todos os endereços IP para um novo tipo de registo, chamado IPv6. Mas essa mudança vai exigir investimentos brutais por parte das empresas e dos governos.

No mundo virtual contemporâneo, há domínios que valem muito mais que outros, por causa da procura que têm online. É interessante verificar que os domínios financeiros partilham a liderança com aqueles relacionados com o negócio do sexo. Estima-se que, por exemplo, o domínioinsure.com (seguros) valha mais de 12 milhões de euros, ao passo que o sex.com atinja um valor de perto de 10 milhões de euros. No Top 10, encontram-se também os domínios business.com, beer.com e ainda casino.com.

Pub Lisboa Games Week
Pub Megafinalistas
Pub ENEGI2019
Últimas - Tecnologia
Tecnologia
19 Setembro 2019

Quatro equipas de jovens que participaram no Apps for Good, programa que pretende que jovens utilizem a tecnologia para resolver programas sociais, vão participar nas Junior Talks organizadas pelo BNP Paribas, com o objetivo de inspirar os colaboradores do banco.

Tecnologia
10 Setembro 2019

Derradeira etapa da maior competição nacional de aplicações criadas por jovens decorre na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a 13 de setembro. 

Tecnologia
27 Agosto 2019

Conferência realiza-se no dia 11 de outubro, em Oeiras, e promete "as últimas novidades da programação e as práaticas que estão na origem das aplicações web mais inovadoras". A participação é gratuita.