21 885 47 30 | geral@forum.pt

Queremos saber a tua opinião: até que ponto pode ir a liberdade de expressão nas redes sociais? O caso de Donny Tobolski, um estudante da Califórnia, que chamou gordo a um professor através do Facebook valeu-lhe uma suspensão que está a dar que falar.

Os comentários referiam que o professor tinha "um cú gordo e tem de parar de comer fast food". Foram publicados a partir do computador pessoal deste aluno do ensino secundário, após o professor ter marcado uma quantidade pouco usual de trabalhos para casa no âmbito da disciplina de Biologia.

Se ficaste curioso, lê aqui a carta que se encontra divulgada na internet:

http://www.scribd.com/doc/47754789/2010-12-30-Letter-to-Mesa-Verde-High-School-re-Donny-Tobolski-2

A situação é considerada um acto de violação da liberdade de expressão e a União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU) acusa a escola de ter ido contra leis federais e estaduais.

De acordo com o site Marshable, o Conselho Nacional de Relações Trabalhistas (NLRB) declarou que qualquer atualização do Facebook deve ser tratada como conteúdo privado.

Ainda em relação a comentários publicados no Facebook, relembramos que em Novembro uma funcionária foi despedida por ter feito comentários desagradáveis sobre um superior hierárquico.

Em ambos os casos, os comentários foram considerados apenas vulgares e sem ameaça a qualquer pessoa envolvida. Apenas desta forma a privacidade do comentário poderia ser comprometida.

 

E tu, o que achas desta situação? O que pensas do que é dito no Facebook, nomeadamente usar esta rede social para dizer mal de alguém? Até onde pode ir a liberdade de expressão? O que é, do teu ponto de vista, justo e injusto divulgar na internet? Já pensaste que implicações pode ter o que escreves no Facebook, em especial quando fazes apreciações de amigos e não só? Partilha connosco a tua opinião.

Pub Lisboa Games Week
Pub Glion2
Pub Megafinalistas
Últimas - Tecnologia
Tecnologia
17 Outubro 2019

O novo teclado ótico para portátil presente no Razer Blade 15 dá aos jogadores uma vantagem incrível com atuação super-rápida.

Tecnologia
08 Outubro 2019

A Kaspersky Academy promove uma competição internacional que desafia estudantes de todo o mundo a desenvolverem novas ideias na área da cibersegurança. Inscrições até 25 de outubro.

Tecnologia
27 Setembro 2019

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) lançou esta semana uma campanha de divulgação da Linha Internet Segura (LIS). O gestor operacional da LIS, Ricardo Estrela, explica em que situações este serviço pode ser útil e revela quais os fenómenos que se registam com maior frequência, no caso dos jovens.