21 885 47 30 | geral@forum.pt

O Bloodhound SuperSonic car, o protótipo do carro mais rápido do mundo, foi apresentado na Feira Internacional de Farnborough, no Sul de Inglaterra. O carro chega aos 1,600km/h, mede 12,8 metros e pesa 950 quilos.

O objectivo da equipa de engenheiros britânicos que desenvolveram o projecto (já com três anos de pesquisas) é ultrapassar o recorde mundial de velocidade conseguido em 1997 pelo Thrust SuperSonic Car, que atingiu os 1,228 km/h.

O desafio será realizado na Região Norte do Cabo da África do Sul, em Hakskeen Pan, um local que proporciona as condições ideais para fazer os testes dos veículos mais rápidos do mundo.

O veículo está equipado com foguetes de propulsão híbridos da marca Falcon e um motor Eurofight-Typhoon, igual ao avião militar que tem o mesmo nome.

SSC1

O projecto promete trazer novidades em relação à aerodinâmica, mas já alguns problemas foram detectados no arranque do protótipo. O fluxo de ar eleva o veículo devido às altas velocidades no arranque e, por isso, ainda vão ser efectuadas algumas alterações na traseira do carro.

A equipa espera agora que o patrocínio da multinacional Intel Corporation, uma empresa com enorme domínio na área da computação, seja fundamental para a resolução deste tipo de problemas, contribuindo assim para o êxito do projecto.

A traseira do veículo será construída no primeiro trimestre de 2011, pela empresa Hampson Industries que trabalha no sector aéreo. A construção da parte da frente do veículo ainda está a ser negociada com diferentes empresas.

O engenheiro Mark Chapman afirma que estão perto de fechar acordos para construir o carro por inteiro, e que esperam poder colocar o carro nas estradas da Grã-Bretanha até ao final de 2011 ou começos de 2012.

Apesar de algumas dificuldades, a equipa está optimista em relação ao alcance de todos os objectivos do projecto e à construção do veículo.

Pub Lisboa Games Week
Pub Megafinalistas
Pub Study Abroad Portugal
Últimas - Tecnologia
Tecnologia
08 Outubro 2019

A Kaspersky Academy promove uma competição internacional que desafia estudantes de todo o mundo a desenvolverem novas ideias na área da cibersegurança. Inscrições até 25 de outubro.

Tecnologia
27 Setembro 2019

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) lançou esta semana uma campanha de divulgação da Linha Internet Segura (LIS). O gestor operacional da LIS, Ricardo Estrela, explica em que situações este serviço pode ser útil e revela quais os fenómenos que se registam com maior frequência, no caso dos jovens. 

Tecnologia
25 Setembro 2019

Plataforma permite votar numa seleção de designs de emojis e até enviar os próprios desenhos.