21 885 47 30 | geral@forum.pt

"Automatiza o teu mundo" é o desafio lançado mais uma vez pela Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), no âmbito da terceira edição do concurso ONcontrol.

 

A competição, dirigida aos jovens do ensino secundário e profissional do distrito de Setúbal, em particular os das áreas tecnológicas, pretende envolver os alunos no desenvolvimento de sistemas de controlo baseados na tecnologia Arduino, uma plataforma de prototipagem eletrónica.

O seu objetivo é promover o espírito crítico, empreendedor e criativo junto dos mais jovens e, simultaneamente, reforçar a ligação do IPS com o ensino secundário e profissional, permitindo assim mostrar o leque de opções possíveis a quem pretenda prosseguir estudos no ensino superior.

A participação no concurso poderá incluir a realização de um workshop nas escolas, sobre introdução à programação com recurso a exemplos práticos. A cada escola participante será fornecido um kit base com o qual os alunos poderão desenvolver o projeto.

A divulgação da lista de finalistas e a cerimónia final, com entrega de prémios, está prevista para dia 12 de julho de 2019. Recorde-se que o projeto "EPA Bus", apresentado por alunos da Escola Profissional de Almada, foi o vencedor da edição anterior, tendo os jovens finalistas do curso de Técnico de Eletrónica, Automação e Comando impressionado o júri com o protótipo de um autocarro inteligente, inovador e amigo do ambiente, completamente elétrico e conduzido automaticamente.

As inscrições devem ser feitas através do endereço eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., contendo as seguintes informações: identificação da escola; nome do professor orientador; nome, ano, curso/área de formação dos alunos participantes; título e breve descrição do projeto.

 

{module PUB_2}

{module ALWAYS_ON_2}

 

Pub IPPortalegre
Pub IPSantarem
Pub ENEGI2019
Últimas - Tecnologia
Tecnologia
19 Setembro 2019

Quatro equipas de jovens que participaram no Apps for Good, programa que pretende que jovens utilizem a tecnologia para resolver programas sociais, vão participar nas Junior Talks organizadas pelo BNP Paribas, com o objetivo de inspirar os colaboradores do banco.

Tecnologia
10 Setembro 2019

Derradeira etapa da maior competição nacional de aplicações criadas por jovens decorre na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a 13 de setembro. 

Tecnologia
27 Agosto 2019

Conferência realiza-se no dia 11 de outubro, em Oeiras, e promete "as últimas novidades da programação e as práaticas que estão na origem das aplicações web mais inovadoras". A participação é gratuita.