O primeiro dia da Futurália, 30 de março, foi o escolhido para a apresentação da nova imagem da agência Erasmus+ e da Rede Erasmus+ Alumni. O programa de mobilidade europeu pretende incutir nos alunos os valores europeus de tolerância, compreensão e valorização da diferença. A apresentação da imagem foi feita por coordenador de Comunicação e Imagem, Paulo Almeida.

Durante a sessão de apresentação, a Diretora da Agência Erasmus+, Ana Cristina Perdigão, fez uma apresentação geral do programa, revelando algumas novidades. Portugal é um dos países que mais adere ao programa, já foi usufruído por mais de dez milhões de jovens europeus.

erasmus


De acordo com a professora Ana Cristina, o maior objetivo do Erasmus+ é abrir os horizontes dos estudantes, dado que é “uma experiência que enriquece a formação científica” e desenvolve várias capacidades, como a resistência, resiliência e exposição ao outro. Além do mais, salienta as inúmeras vantagens da experiência de viver num outro país com diferentes línguas e culturas.

Quanto à nova imagem, e de acordo com a professora, o objetivo não foi “mudar drasticamente”. A diferença no logotipo é “uma evolução e não uma revolução”. O antigo símbolo continha um átomo, que representava a ciência e o conhecimento. A nova imagem “nasce da convergência dos vários significados: progresso, orientação, e está ligado à integração e identidade”. A nova imagem demonstra que esta experiência marca os estudantes e muda o ADN.


Rede Erasmus+ Alumni junta jovens que já participaram no Erasmus


A agência Erasmus+ pretende falar com os jovens e dar a conhecer as instituições. A rede Alumni junta todos aqueles que já participaram no Erasmus, para fornecer contactos aos jovens de todas as instituições de ensino. O objetivo é que os estudantes em mobilidade tenham a experiência mais rica possível e que não se sintam sozinhos enquanto estão a usufruir do programa.

A apresentação da Rede Erasmus+ Alumni contou com um painel moderado pelo diretor geral da Forum Estudante, Gonçalo Gil.  A partir de hoje espera-se que esteja disponível uma plataforma online, onde todos aqueles que participaram no Erasmus possam ajudar os que pretendem abraçar a experiência. Com a plataforma é possível criar uma rede de pessoas que se diferenciam pela experiência de ter estado fora.

Para Tiago Diniz, assessor da Diretora e presente no painel, “através do Erasmus+ não temos apenas oportunidades académicas fora de Portugal. Aprendemos a lidar com a diferença, esta é uma experiência de vida”

Já Rita Dias, presidente da Erasmus Student Network, contou-nos que a experiência de Erasmus foi uma das melhores da sua vida. Neste momento, presidente da studentnetwork, reitera a ideia de Tiago, referindo que a experiência “não enriquece apenas a nível profissional, mas também a nível pessoal”. Acrescenta ainda que “a rede Erasmus Alumni é um sonho que agora estamos a concretizar. Este projeto é português e está a ser pioneiro”.

Para saberes mais clica aqui.