21 885 47 30 | geral@forum.pt

European Research Council atribui Starting Grant à investigação coordenada por Joana Gonçalves de Sá, da NOVA School of Business & Economics. Valor do apoio ronda os 1.5 milhões de euros. 

O European Research Council anunciou a atribuição de um Starting Grant ao Projecto - Fake News and Real People - Using Big Data to Understand Human Behaviour (FARE). O projeto é coordenado pela Professora Associada e coordenadora do grupo de investigação em "Data Science and Policy" da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), Joana Gonçalves de Sá. 

O valor do apoio fixa-se nos 1.5 milhões de euros e poderá ser aplicado, durante os próximos cinco anos, em técnicas experimentais e computacionais ("big data" e sistemas da complexidade) para investigar o processo de tomada de decisões e dos erros cometidos, usando a partilha de "fake news" como modelo de estudo.  

"A chamada revolução digital e a quantidade de informação gerada pela nossa actividade online está a dar-nos, pela primeira vez, a possibilidade de estudar o comportamento humano a uma escala quase universal. Mas este recente aumente da atividade on-line, aliado à baixa alfabetização digital, identificação individual de consumidores e os grandes lucros com as receitas de anúncios online, criaram uma tempestade perfeita para a epidemia das ditas notícias falsas (Fake News), com consequências ainda desconhecidas", afirma Joana Gonçalves de Sá.

Ainda que a circulação de informações falsas não seja uma novidade na história da humanidade, eventos recentes, como o movimento anti-vacinação ou Brexit,  "levantam sérias preocupações sobre a sua influência actual e a manipulação a que estamos sujeitos", acrescenta a docente. Nesse sentido, a investigação combina técnicas de sistemas complexos, estudos de redes, modelos matemáticos e teoria da psicologia do comportamento para tentar compreender como cada pessoa decide, a cada momento, partilhar ou não alguma informação. 

Por essa razão, o estudo tem o potencial de "aumentar profundamente o nosso conhecimento sobre ocomportamento humano e a disseminação de informações, além de problemas específicos, com implicações na comunicação (ciência, política), economia e psicologia", sublinha a investigadora. 

Pub Megafinalistas
Pub Glion2
Pub Lisboa Games Week
Últimas - ROOT
Ensino Superior
04 Outubro 2019

Os 401 alunos colocados na 1.ª fase receberam 500 euros de incentivo cada no âmbito do Prémio de Mérito decretado pelo Governo Regional.

Ensino Superior
04 Setembro 2019

European Research Council atribui Starting Grant à investigação coordenada por Joana Gonçalves de Sá, da NOVA School of Business & Economics. Valor do apoio ronda os 1.5 milhões de euros. 

Ensino Superior
26 Julho 2019

Empresa apoia mestrados da área de telecomunicações. Estudantes terão oportunidade de aprender com profissionais qualificados.