21 885 47 30 | geral@forum.pt

A UNIF resulta da aliança das seis universidades da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade do Minho, Universidade do Porto e as Universidades da Corunha, Santiago de Compostela e Vigo) com a Fundação Centro de Estudios Eurorregionais.

A reunião para lançamento do projeto decorreu, na passada semana na Universidade do Minho, que coordena, com a participação de todas as instituições, tendo a UTAD sido representada pelo vice-reitor para o Planeamento e Internacionalização, Artur Cristóvão.

Trata-se de uma iniciativa inovadora, "que situará a Eurorregião como um ator influente a nível europeu na inovação universitária e na criação de novas ferramentas de gestão transfronteiriça, no pressuposto de que a formação universitária do futuro tem como elementos inquestionáveis a internacionalização e o intercâmbio de conhecimentos entre disciplinas e espaços que comuniquem entre si com facilidade", esperam os seus mentores. Num momento em que entre as instituições europeias está a fomentar-se a criação de redes de universidades, as da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal põem em marcha um projeto próprio que pretende eliminar as barreiras administrativas e burocráticas entre elas.

O objetivo final é "consolidar o espaço transfronteiriço de Ensino Superior e de investigação da Eurorregião com titulações conjuntas que suponham uma melhoria das capacidades das universidades na criação de programas de estudos inovadores, cooperativos, mais criativos e com uma componente transfrontriça e multidisciplinar. O projeto UNISF tem prevista a criação de dois títulos conjuntos de mestrado e outros dois de doutoramento, nos que participarão diversos departamentos das universidades que conformam o consórcio.

Pub IPPortalegre
Pub Megafinalistas
Pub ENEGI2019
Últimas - ROOT
Ensino Superior
04 Setembro 2019

European Research Council atribui Starting Grant à investigação coordenada por Joana Gonçalves de Sá, da NOVA School of Business & Economics. Valor do apoio ronda os 1.5 milhões de euros. 

Ensino Superior
26 Julho 2019

Empresa apoia mestrados da área de telecomunicações. Estudantes terão oportunidade de aprender com profissionais qualificados.

Ensino Superior
17 Julho 2019

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave vai, a partir do mês de setembro, estar em funcionamento em São Cosme, nas antigas instalações da Didáxis – em Vila Nova de Famalicão, com os Cursos Técnicos Superiores Profissionais, nas áreas da Gestão, do Design, da Tecnologia e da Hotelaria e Turismo.