21 885 47 30 | geral@forum.pt

O Ultimate Frisbee pode ser o teu desporto de verão: joga-se na praia ou na relva, sem necessidade de árbitro. E pensar que tudo se deve a uma brincadeira de estudantes dos anos 40…

Em maio, no último dia do Torneio Europeu de Ultimate de Praia da WFDF, Portimão assistiu também ao lançamento do Manual de Ultimate e Desportos de Discos nas Escolas, da autoria do Presidente da APUDD (Associação Portuguesa de Ultimate e Desportos de Disco). O seu autor, José Amoroso, visa, desta forma, incentivar a prática deste desporto em contexto escolar no nosso País. “Pretendemos que este Manual faça parte de todas as escolas do país e arquipélagos e que a Direção-Geral da Educação coloque esta modalidade no Programa Nacional de Educação Física”, explicou na ocasião à Comunicação Social. A areia da praia foi, então, o cenário desta modalidade que gira em torno de um utensílio inventado na década de 40: o frisbee (ver caixa). O desporto depressa virou moda entre os jovens e hoje, em muitos campus norte-americanos, não é invulgar encontrar, de dia ou de noite, alunos lançando frisbees uns aos outros.

O Ultimate Frisbee é o único desporto que dispensa árbitro e, por isso, promove o fair play. Põe em confronto duas equipas, com 7 ou 5 jogadores cada. Uma equipa ataca e a outra defende, tentando evitar que a primeira chegue à zona de golo. O “roubo” do frisbee ao adversário vale pontos extra.
O frisbee deve ser passado de jogador para jogador, num tempo máximo de 10 segundos. Esta modalidade combina elementos do futebol americano e do basquete e, mesmo para quem não é perito, tem a vantagem de aliar diversão ao exercício físico. Pode ser feita em equipas mistas e com jogadores de qualquer idade, pelo que também prima pela inclusão social.

O Ultimate de Praia (uma espécie de frisbee na praia) chegou a Portugal em 1995, graças a Patrick van der Valk, ex-jogador. Atualmente, existem por cá dez equipas oficiais, com um total de 250 jogadores. Portugal (que por tradição fica em 4º lugar nos europeus e mundiais da especialidade) recebe em 2020, de novo em Portimão, o Campeonato Europeu de Ultimate de Praia de clubes.

Curiosamente, o nascimento do icónico disco que caracteriza a modalidade está ligado à área da pastelaria. O objeto, geralmente feito de plástico e com diâmetro entre 20 a 25 centímetros, surgiu quando alguns universitários tinham por brincadeira o arremesso de pratos de tortas numa loja chamada… Frisbie’s.

Pub Megafinalistas
Pub Glion2
Pub Lisboa Games Week
Últimas - Desporto
Desporto
09 Outubro 2019

Vários clubes de diversas regiões do mundo aderiram à iniciativa para fazer crescer a modalidade a nível global. Em Portugal, vários clubes de Lisboa, Porto, Sintra, Aveiro, Santarém e da região da Madeira vão ter as suas portas abertas.

Desporto
07 Outubro 2019

Atleta de 23 anos conquistou o título de campeão nacional da Liga MEO Surf, a principal prova do surf nacional, repetindo o feito que já tinha alcançado em 2018.

Desporto
26 Setembro 2019

Foi a grande sensação nas praias de Portugal, neste verão, e não exclusivamente para diversão de turistas estrangeiros. Sabe tudo sobre o Spikeball.