Cinco dias depois, chega ao final a edição de 2021 da Academia I Love We. Desde segunda-feira, dia 21, foi possível conhecer através das redes sociais da Forum Estudante (Facebook e Instagram) cursos, projetos e também testemunhos de estudantes da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC).
O quarto dia começou com uma passagem pela biblioteca, onde uma das estudantes descreveu a sua experiência na utilização desta estrutura, destacando algumas das mais-valias que apresenta para os alunos, nomeadamente no que diz respeito aos trabalhos de investigação ou em grupo.
Uma das principais tónicas desta semana foi conhecer, para além dos espaços e oferta formativa, os estudantes que fazem a ESEC. Nesse sentido, o dia continuou com uma entrevista a um dos estudantes da licenciatura de Comunicação Social. "É um curso com bastantes cadeiras práticas e onde é possível aprender muito", explicou Pedro, que é também campeão nacional universitário de bodyboard.
No caminho pela oferta formativa da ESEC, foi ainda possível conhecer a licenciatura em Gerontologia Social através do testemunho de uma das suas estudantes. "Está a ser uma experiência incrível, que me ajudou a crescer como pessoa, porque tenho uma visão melhor sobre o que é o envelhecimento", contou, destacando que "envelhecer não significa que a pessoa já não tem uma vida como as outras".
Noutros dos espaços do Politécnico de Coimbra, o Centro Cultural Penedo da Saudade, foi também possível conhecer a exposição "Introspection", de Francisco Aldeão, estudante da ESEC. Aluno da licenciatura em Comunicação e Design Multimédia, Francisco explicou que o curso o ajudou a perceber que "havia paixões que não sabia que tinha". "Acabei por aprender bastante noutras disciplinas que me ajudaram a realizar esta exposição", contou.
A rota manteve-se ligada às artes, conhecendo o trabalho de mais estudantes da ESEC. Na sala de artes, uma das estudantes partilhou a sua experiência no curso de Arte e Desing, "um dos mais abrangentes que podemos encontrar em Portugal": "Este curso é para quem gosta de experimentar novas coisas, ter muitas opções para, no final, escolher uma", contou, explicando que o curso "facilita escolher a vocação certa".
Da Arte à Gastronomia
A diversidade da oferta formativa da ESEC continuou a ficar patente no quinto e último dia de I Love We. A começar, foi possível visitar uma das salas da escola e conhecer um dos projetos desenvolvidos por estudantes da licenciatura de Arte e Design. A professora Fernanda Antunes detalhou o trabalho realizado na unidade curricular de Ilustração, um conjunto de livros táteis desenvolvidos para crianças de baixa visão ou cegas que faz "uma associação aos vários sentidos".
Da arte para a gastronomia, foi possível conhecer uma das licenciaturas mais inovadoras da oferta da ESEC, a licenciatura em Gastronomia, que funciona em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e a Escola Superior Agrária de Coimbra. A professora Marcela Martins explicou que esta formação "apresenta uma estrutura que facilita a aprendizagem dos estudantes, não só com uma saída prática ligada à Cozinha", mas também na área da Gestão, Cultura ou Investigação. Ao estudar em várias instituições de ensino, explicou uma das estudantes, é possível obter "mais-valias específicas de cada uma delas".
Outro dos cursos da ESEC é a licenciatura em Animação Socioeducativa. Uma das estudantes deste curso, que se encontra a realizar estágio curricular, explicou à FORUM que a escolha pela ESEC se deveu às várias "referências que tinha sobre ser acolhedora e com um acesso mais facilitado aos professores", por exemplo. A aluna destacou ainda que existem estágios ao longo dos vários anos do curso, detalhando as várias especializações que existem no currículo da licenciatura.
De volta à Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, foi possível conhecer um dos espaços que é utilizado pelos estudantes da licenciatura de Gastronomia, onde um dos professores partilhou uma receita de trufas de chocolate, detalhando os ingredientes e os passos envolvidos. "No final, conseguimos ter um produto rápido, bonito e, acima de tudo, saboroso", concluiu.
A fechar esta Academia Digital, houve tempo para passar pelo Polo II da ESEC, onde foi possível conhecer mais sobre a licenciatura em Teatro e Formação, um curso com duas décadas de existência. O professor António Fonseca explicou que esta formação tem como objetivo "fazer uma formação plural, ligando o Teatro e a Educação, dando competências aos estudantes para trabalhar em vários contextos, não só como atores, mas também como animadores e criadores".
"Creio que o maior benefício deste curso é que é o único que junta a vertente da Educação e do Teatro, isso dá-nos mais saídas, no final", considerou uma das estudantes do curso, antes de um dos seus colegas destacar também o trabalho prático e a possibilidade de conhecer outras vertentes. "Isso pode ajudar-nos imenso", concluiu.
Termina assim a edição digital da Academia I Love We. Durante cinco dias, foi possível conhecer por dentro a realidade da ESEC, sabendo mais sobre os seus cursos, projetos e profissões. Para mais informações sobre a ESEC, clica aqui.