Enquanto duas alunas da licenciatura de Ciências Farmacêuticas da Egas Moniz, CRL produzem um creme hidratante, a visitante da Futurália, Beatriz Velho, de 18 anos, demonstra os conhecimentos recém-adquiridos. Para se produzir o creme, explica, “faz-se a emulação de uma fase aquosa e uma fase oleosa, à mesma temperatura"

Durante os workshops promovidos por esta Cooperativa de Ensino Superior, os visitantes da Futurália têm também a possibilidade de interagir com os alunos que os dinamizam. Uma das alunas que realiza a demonstração, Catarina Bernardo, estudante do 3.º ano de Ciências Farmacêuticas, vai prestando alguns esclarecimentos. "Ser farmacêutico é muito mais do que estar num balcão de uma farmácia - eu estou no terceiro ano e já produzi cremes, batons ou comprimidos", conta às visitantes, realçando: "no mercado de trabalho atual, é uma mais-valia ter várias saídas profissionais".

EGAS MONIZ 1

A mesma ideia é sublinhada pela docente da licenciatura de Ciências Farmacêuticas, Patrícia Montez que assegura: "a área de Farmácia é um mundo muito vasto - em cada passo de toda a cadeia de produção de medicamentos, há necessidade de contar com um farmacêutico". Desta forma, explica, as saídas profissionais passam por áreas como investigação, indústria, análises (clínicas, alimentares, entre outras), vendas, marketing ou distribuição, por exemplo.

De forma a garantir uma preparação que abranja todas estas vertentes, a licenciatura em Ciências Farmacêuticas da Egas Moniz, CRL contempla estágios extracurriculares realizados em empresas de áreas como regulamentação, de análises clínicas ou da indústria farmacêutica. Conforme relembra Patrícia Montez, “a indústria farmacêutica é a segunda maior do Mundo – envolve muita gente e muito dinheiro”.Independentemente da área de estudos escolhida por um candidato, sublinha a responsável pelo stand, Graciete Silva, na Egas Moniz, CRL os estudantes poderão encontrar um “ensino de proximidade”. “Acreditamos que, no Ensino Superior, os alunos não são números, são pessoas”, salienta.

EGAS MONIZ 3