No dia 12 de dezembro, a ABAE | Programa Eco-Escolas participou numa ação de reflorestação na Mata Nacional de Leiria. A iniciativa do Ministério de Educação – Secretaria de Estado da Educação, organizada pelos municípios da Marinha Grande e Leiria com o apoio do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, assinalou o lançamento do projeto “A Floresta: uma sala de aula emocionante”, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.

Esta atividade teve como objetivo, por um lado, iniciar o processo de reflorestação do Pinhal do Rei que, na sequência do incêndio de 15 e 16 de outubro, viu destruída 86% da sua área total e por outro, sensibilizar os alunos para a importância das florestas como elemento de equilíbrio ambiental.
As 400 crianças e jovens de 10 escolas dos dois municípios, do ensino pré-escolar até ao secundário, plantaram cerca de 2500 árvores de pinheiro-bravo, no talhão que foi cedido pelo ICNF ao Ministério da Educação.

O Programa Eco-Escolas colaborou na organização e na dinamização de atividades de sensibilização ambiental, no âmbito do projeto Brigada da Floresta, que agrega várias iniciativas sobre Floresta, o tema do ano das Eco-Escolas. Além de plantarem pinheiros, os participantes puderam ainda tirar fotografias criativas com mensagens alusivas à preservação das florestas, fazer origamis de árvores e colocar promessas na Árvore dos Compromissos.

O que é a Brigada da Floresta
O “Brigada da Floresta” tem como principal objetivo conhecer e agir pela proteção dos ecossistemas existentes na escola e no território envolvente, dando particular importância à floresta.
O desafio lançado às Eco-Escolas será o de criarem as suas “Brigadas da Floresta” constituídas maioritariamente por crianças e jovens.
Cada Brigada planeará a sua ação na escola e comunidade envolvente, adotando se possível, um espaço natural próximo da escola.

Como participar
A atividade destina?se a todas as escolas, de qualquer grau de ensino, inscritas no Programa Eco?Escolas.

O que faz a Brigada da Floresta
Cada escola e cada Brigada deverá decidir e planear as atividades que mais se ajustam ao território onde se insere a escola e à idade dos alunos. As atividades deverão ser debatidas e decididas no conselho Eco-Escolas pelas crianças e jovens, professores, e restantes elementos da comunidade educativa.


Sabe mais em: www.ecoescolas.abae.pt