O Prémio Professor Francisco Vieira de Almeida irá distinguir o melhor trabalho científico submetido por licenciados, mestres, doutorados ou investigadores pós-doutorados da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). Será atribuído de dois em dois anos e terá um valor de 20.000 euros, aos quais acrescem 5.000 euros para apoio à publicação do trabalho vencedor, inédito, pela Imprensa da Universidade de Lisboa.

Instituído em homenagem ao filósofo e eminente professor catedrático da Faculdade de Letras Francisco Vieira de Almeida, este novo prémio pretende destacar valores em várias áreas de investigação em Humanidades, valorizando a originalidade, a inovação e os contributos para o avanço do conhecimento dos trabalhos científicos a concurso. 

O Director da FLUL, Miguel Tamen, explica que o Prémio Professor Francisco Vieira de Almeida “foi generosamente instituído em memória de um dos nossos melhores professores, e aliás também nosso director. É um dos maiores, senão o maior, prémio de ensaio atribuído em Portugal”. Miguel Tamen sublinha, também, que o Prémio é tanto mais importante quando “as Humanidades sofrem hoje frequentemente de um impulso centrífugo, que tende a dividi-las em áreas e discursos incomensuráveis, e muitas vezes as torna paródias empobrecidas das ciências e da acção política”.

As candidaturas à primeira edição deste novo prémio na área das Humanidades decorrem online até 31 de maio e a divulgação dos resultados está prevista para 30 de outubro do mesmo ano. Todas as informações sobre o prémio encontram-se disponíveis AQUI

Novo prémio científico de 20 mil euros