Vários estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal vão estar envolvidos em dois projetos na áre do turismo acessível. O obejtivo passa por prestar apoio a banhistas com mobilidade reduzida no acesso a diferentes praias da região. Este apoio é realizado com recurso a equipamento especializado (cadeiras anfíbias, corredor de acesso, sinalética, passadeiras acrílicas) que, permite, por exemplo, uma ida ao mar em segurança.

O projeto nasce de protocolos estabelcidos entre o IPS com as autarquias da região, na linha do que tem sido realizado durante as duas últimas épocas balneares, no âmbito do projeto "All and One". 2020 implica um crescimento geográfico: para além da praia do Ouro, em Sesimbra, os estudantes do IPS vão também apoiar utentes das praias de Figueirinha e Albarquel, Setúbal (sob a desingação "Praia para Todos"). O apoio começa a partir do próximo dia 01 de julho e até 31 de agosto.

 

 

Este alargamento resulta de um protocolo assinado pelo IPS com a Câmara Municipal de Setúbal e surge na sequência de várias intervenções da autarquia nas zonas balneares de Figueirinha e de Albarquel, "com vista à melhoria das condições de oferta turística inclusiva, entre novas acessibilidades, zonas de estada e edifícios de apoio", explica o IPS, em comunicado.

 

Que estudantes participam? 

Participam nestas inciativas os estudantes do IPS dos cursos de Enfermagem, Terapia da Fala, Fisioterapia, Desporto e Animação e Intervenção Sociocultural. Desta forma, explica o IPS, é possível "prestar apoio especializado a pessoas com mobilidade reduzida e invisuais na utilização dos novos equipamentos disponíveis". O horário vai das 09h00 às 14h00. Para além do apoio nas idas ao mar, o projeto "All in One" contempla ainda a dinamização de atividades de lazer destinadas ao público com mobilidade reduzida.

O IPS sublinha que esta é uma oportunidade valiosa para os estudantes poderem "desenvolver e aprofundar competências, não só técnicas, relacionadas com as matérias curriculares, como também pessoais, como a empatia, a autonomia e a capacidade de comunicar e de trabalhar em equipa".