Recuperar aprendizagens perdidas em três áreas disciplinares do curículo (Português, Inglês e Matemática) e desenvolver competências importantes para o estudo autónomo. São estes os objetivos do projeto GAP - Gulbenkian Aprendizagem, que a Fundação Calouste Gulbenkian vai implementar entre janeiro e junho de 2021. No total, cerca de mil horas de mentoria semanal serão incluídas no projeto, que vai apoiar alunos de cerca de 120 escolas.

Entre março e junho de 2020, os estudantes portugueses não só foram privados do ensino presencial, como viram "acentuadas as desigualdades académicas inerentes às dificuldades de acesso ao ensino à distância", começa por explicar a Fundação Calouste Gulbenkian, em comunicado. É neste contexto que surge o projeto GAP – Gulbenkian Aprendizagem, apoiado pelo Ministério da Educação, que vai ajudar 5000 alunos dos ensinos básico e secundário a recuperar aprendizagens perdidas.

 

 

Este apoio será prestado através de mentorias académicas, um "sistema inovador em Portugal", destaca a mesma fonte, em que o apoio é levado a cabo de forma individual, em pequenos grupos ou na sala de aula (em tempo curricular, presencial ou online), por uma bolsa de 30 a 60 mentores da Associação “Teach For Portugal” (www.teachforportugal.org), com a colaboração da Associação Portuguesa de Professores de Inglês, da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) e das Universidades do Porto e do Minho.

O projeto inclui ainda aulas de Matemática a um conjunto de turmas deste universo que, devido aos efeitos da situação pandémica, estejam sem professor a esta disciplina. Estas aulas vão ser asseguradas por uma bolsa de professores voluntários constituída pela SPM e lecionadas (de forma virtual ou presencial) a partir do mês de dezembro.

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