Patente gratuitamente no Palácio Chiado, anteriormente Palácio Quintela e sede do IADE até à sua mudança para a Avenida D. Carlos I em 1997, a exposição 2069 estabelece a relação entre o passado, o presente e o futuro da Escola, em consonância com a oferta letiva que oferece.

Materializando as artes, a criatividade e a cultura, a mostra criativa demonstra o espírito de inovação e mudança que o IADE tem no presente e que terá no futuro, impondo tendências e adaptando-se às novas circunstâncias e necessidades que a sociedade e o mercado exigirão, através de representações gráficas de possíveis carreiras que os alunos da instituição terão a oportunidade de seguir nos próximos 50 anos, e da multidisciplinaridade que já existe e continuará a existir na Escola.

Através desta reflexão criativa, o IADE pretende apresentar ao público o que faz e que pode fazer mais e melhor nos próximos 50 anos, procurando demonstrar através da exposição que continuará a contribuir e a influenciar o panorama das áreas criativas em Portugal. "Apresentando-se como uma perspetiva para os próximos 50 anos do IADE, a Exposição representa assim uma nova era que está por vir, onde o IADE continuará a ser a Escola impulsionadora do ensino em Portugal e da divulgação da arte e da criatividade desenvolvida no País", frisa a instituição.

No seguimento das comemorações dos 50 anos do IADE, no dia 19 de setembro, o Palácio Chiado será palco de um programa diversificado. A partir das 11h30 será inaugurada a exposição '2069' com a presença do Reitor da Universidade Europeia, Pedro Barbas Homem, e do Diretor do IADE, Carlos Rosa. Posteriormente será descerrada a placa comemorativa do quinquagésimo aniversário e que permanecerá na fachada do Palácio Chiado. A partir das 14h30 vai decorrer uma talk sobre “Tendências no mundo digital: profissões e rotinas na era dos novos media” que irá contar com participantes do mercado dos Media, para refletir sobre a ascensão da era digital e as suas implicações, presentes e futuras, para as profissões nas áreas da Comunicação e das Novas Tecnologias, bem como para as empresas do setor.

A celebração dos 50 anos do IADE-Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia tem o Alto Patrocínio da Presidência da República e o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.