A Volta a Portugal em Fruta regressou em 2019, com as votações a resultarem na vitória das turmas da Escola Básica Salgueiro Maia em Santarém (1º e 2º lugar) e ao Centro Escolar de Resende (3º lugar).

No âmbito desta iniciativa nacional da Compal, todas as escolas do ensino básico foram desafiadas a fazer trabalhos focados nas frutas DOP (Denominação de Origem Protegida) e IGP (Indicação Geográfica Protegida) de Portugal.

Para além de "dar a conhecer as particularidades destas frutas", explica a Compal, em comunicado, o objetivo passou por "valorizar e reforçar a importância da inclusão da fruta no âmbito de uma alimentação saudável".




Os trabalhos vencedores

Desenhos, ilustrações, pinturas ou poemas foram alguns dos projetos apresentados pelas turmas e colocados em votação no Facebook da marca Compal.

A Pêra Rocha do Oeste foi a fruta escolhida pela Turma 12 da Escola Básica Salgueiro Maia de Santarém, que criou um individual para colocar na mesa de refeição. 


Conhecidas as escolas vencedoras da volta a portugal em fruta
Turma da Escola Salgueiro Maia, em Santarém, foi a grande vencedora. 

Na mesma escola de Santarém, a Turma 13 inspirou-se na Pêra Rocha do Oeste e na Maçã Riscadinha de Palmela, elaborando uma banda desenhada que relata a visita de dois amigos à fábrica Compal.

Mais a Norte, no Centro Escolar de Resende, a Cereja da Cova da Beira inspirou um projeto da Turma R1 que rodeou o Mapa das Frutas de Portugal com cerejas feitas à mão pelos alunos.

Podes consultar os trabalhos através da página de Facebook da Compal.