21 885 47 30 | geral@forum.pt

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) continua firme na sua missão de ser “um motor de desenvolvimento regional” e desafia os atuais e futuros parceiros no território para o trabalho conjunto de “construção de uma região mais competitiva, mais coesa e mais inclusiva”.

Foi esta uma das mensagens deixadas pelo presidente do IPS, Pedro Dominguinhos, no Fórum Municipal Luísa Todi que se encheu para assinalar a abertura de um novo ano académico e celebrar a passagem dos 40 anos da instituição de ensino superior.
Pedro Dominguinhos manifestou também o seu “orgulho pelo caminho trilhado”, cujo resultado se espelha nos “muitos milhares de jovens e menos jovens que concretizaram o sonho de serem mais qualificados, podendo aspirar a uma vida melhor, com mais oportunidades”, e lembrou que “atrair mais estudantes” para o ensino superior, independentemente do seu ponto de partida, é um dos grandes desafios que o IPS tem em mãos, em nome de um “país que se quer desenvolvido e do século XXI”.
“Recebemos este ano cerca de 2 400 novos estudantes, o valor mais elevado desta década”, sublinhou, destacando em particular o aumento dos titulares de Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) que ingressaram em licenciaturas, para defender que não são aceitáveis “políticas completamente ultrapassadas que pretendem confinar determinado tipo de pessoas a determinado tipo de qualificações”.

Vice Presidente CMS
Na abertura da sessão solene comemorativa, o IPS recebeu da parte da Câmara Municipal de Setúbal, na pessoa do seu vice-presidente, Manuel Pisco Lopes, felicitações “muito especiais”, não só pelos seus 40 anos, que representam a “plena maturidade”, mas sobretudo por aqui ter chegado com “um número recorde de alunos inscritos”, cerca de 7 000, o que demonstra “qualidade, consolidação e crescimento da sua capacidade de atração”.

Parceiros de Tianjin na grande festa dos 40 anos
Além da entrega de medalha e prémios, como reconhecimento público a trabalhadores docentes e não docentes, estudantes, estudantes e diplomados, o dia comemorativo contemplou também a atribuição de mais duas distinções honoríficas. Designadamente à Câmara Municipal do Barreiro, reconhecida como Instituição Benemérita pela cedência do terreno para a instalação do campus onde se localiza a Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do IPS, e à Escola Vocacional de Mecânica e Eletricidade (TVMEC) de Tianjin, por Mérito Científico e Tecnológico.

Escola Vocacional TianjinNa ocasião, Gao Baocan, em representação da comitiva de Tianjin, que presenteou o IPS com uma peça evocativa da efeméride, exaltou a Oficina Lu Ban como “símbolo da longa amizade entre Portugal e a China”, cujas relações diplomáticas se estabeleceram, precisamente, há 40 anos, e igualmente como “plataforma de comunicação para o ensino vocacional português e chinês, que se possa traduzir na cooperação entre escolas e empresas de ambos os países”.

Já no final da tarde de celebração, os 40 anos do IPS foram ainda lembrados através de dois registos diferentes. Primeiro, o livro “Instituto Politécnico de Setúbal – 40 anos com a região”, apresentado pelo docente Albérico Afonso, um dos coordenadores da publicação, como um trabalho de “memória, de construção da nossa identidade enquanto instituição de ensino superior” e um “testemunho sobre o qual se podem construir novos caminhos”. E, para encerrar a festa no palco do Luísa Todi, o hino “Foi por ti”, original composto por Carlos Barreto Xavier (música) e João Mendonza (letra), do projeto de pop-lírico Passione, para assinalar a celebração.

Pub FINDE_U
Pub Lisboa Games Week
Pub Megafinalistas
Últimas - Instituições
Instituições
18 Outubro 2019

Decorreram hoje, em Peniche, as comemorações do vigésimo aniversário da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Politécnico de Leiria (ESTM). Na sessão de abertura, estiveram em destaque não só o passado, mas também o presente e o futuro desta escola. 

Instituições
15 Outubro 2019

Evento decorre de 24 a 26 de outubro, na FIL, em Lisboa. Escola de Hospitality Management do grupo Les Roches vai dar a conhecer a oferta formativa e esclarecer dúvidas dos visitantes. 

Instituições
09 Outubro 2019

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) continua firme na sua missão de ser “um motor de desenvolvimento regional” e desafia os atuais e futuros parceiros no território para o trabalho conjunto de “construção de uma região mais competitiva, mais coesa e mais inclusiva”.