21 885 47 30 | geral@forum.pt

A fundação “Centro de Estudos Euro-Regionais Galiza – Norte de Portugal” (CEER), constituída pelas universidades da Galiza, do Norte de Portugal e a Junta de Galiza, vai ser liderada nos próximos anos pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Esta fundação tem como principal objetivo promover sinergias e complementaridades na missão universitária nesta Euro-região, reforçando a dinamização da investigação de carácter multidisciplinar, atividades docentes e a promoção de seminários, debates, congressos, reuniões científicas e técnicas, incluindo publicações científicas e de divulgação.

Ao longo de quase duas décadas, o CEER tem prestado uma contribuição significativa na criação de redes de ensino e investigação interuniversitárias, com bons resultados em candidaturas a projetos transfronteiriços, tendo atraído cerca de 9 milhões de euros, dos quais mais de 4 milhões para o período 2019-2021.

Merecem destaque as atividades culturais conjuntas e de natureza desportiva, caso dos Jogos Interuniversitários Galaico-Durienses que reúnem jovens estudantes das seis universidades. O programa de mobilidade de estudantes universitários IACOBUS é outro dos bons exemplos que a Euro região tem dinamizado e que tem reforçado o intercâmbio ao nível dos docentes e investigadores.

 

A liderança da UTAD assumirá, como prioridades estratégicas, o reforço das dinâmicas de cooperação, sobretudo em matéria de projetos INTERREG, bem como das múltiplas possibilidades de ensino à distância, até agora (quase) inexploradas, e que podem sustentar uma relação académica mais intensa e expandir o campo internacional (África e América Latina).

Pub Lisboa Games Week
Pub Study Abroad Portugal
Pub Glion2
Últimas - ROOT
Ensino Superior
04 Outubro 2019

Os 401 alunos colocados na 1.ª fase receberam 500 euros de incentivo cada no âmbito do Prémio de Mérito decretado pelo Governo Regional.

Ensino Superior
04 Setembro 2019

European Research Council atribui Starting Grant à investigação coordenada por Joana Gonçalves de Sá, da NOVA School of Business & Economics. Valor do apoio ronda os 1.5 milhões de euros. 

Ensino Superior
26 Julho 2019

Empresa apoia mestrados da área de telecomunicações. Estudantes terão oportunidade de aprender com profissionais qualificados.