21 885 47 30 | geral@forum.pt

A ligação da engenharia, da indústria e da agricultura é conseguida com esta profissão. Um desafio permanente.

Funções: Dá apoio a empresas agro-industriais em áreas como a qualidade da matéria-prima, a ligação da ecologia à técnica a utilizar e a escolha das variedades mais importantes na altura das colheitas. Estuda e projecta as possibilidades de transformação de produtos vegetais e animais, analisa alimentos, estuda o efeito das várias operações fabris, nomeadamente da pasteurização, da esterilização, da desidratação, da condensação, da homogeneização e da congelação, no sabor, na cor, textura e valor nutritivo dos alimentos. Também estuda e desenvolve métodos de conservação e controlo de qualidade.


Requisitos: A um espírito analítico bastante apurado, este profissional tem que juntar a apetência para funcionar em equipa já que, muitas vezes, tem que trabalhar em colaboração com outras áreas. Capacidade para inovar e estar sempre a par dos progressos científicos constituem outras características relevantes.


Onde exercer: Empresas agro-alimentares, agro-químicas, de comercialização de produtos agrícolas ou de produtos para a agricultura; actividade liberal (empresário por conta própria); associações agrícolas; unidades de transformação de produtos alimentares, laboratórios de controlo de qualidade, associações de produtores de produtos com denominação de origem, organismos estatais.


Mercado de trabalho: O mercado de trabalho não está desfavorável para estes profissionais. As empresas cada vez se apercebem mais da sua importância e, gradualmente, deixam de prescindir da sua actuação. Com a remodelação das indústrias cada vez mais os engenheiros agro-industriais se tornam indispensáveis.

Pub Megafinalistas
Pub IPSantarem
Pub FCH_2019
Últimas - Outros
Outros
30 Novembro -0001

O Instituto Politécnico de Viseu e a equipa do projeto LEE organizam o Colóquio Internacional "Línguas Estrangeiras e Empregabilidade" que decorre na Escola Superior de Educação a 29 de novembro.

Outros
23 Novembro 2018

A experiência de jovens sub-35 contada na 1.ª pessoa foi o mote desta iniciativa da Forum Estudante e do consórcio Maior Empregabilidade, realizada ontem no Auditório da Escola Superior Agrária (ESAC), com o apoio do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC). Um momento de partilha de expetativas, obstáculos e sucessos de ex-alunos desta instituição com estudantes do secundário e do ensino superior ansiosos por saberem como é a transição da vida académica para o mercado de trabalho.

Outros
10 Outubro 2018

Neste novo ano letivo, a Forum recupera uma das suas rúbricas históricas – "Profissões Para...". Todas as edições, damos-te a conhecer várias opções para um futuro ligado a uma vocação. Para mais informações sobre estas saídas profissionais (como cursos, médias ou vagas), visita forum.pt. Para começar, trazemos-te seis formas de fazer da Natureza o teu local (ou objeto) de trabalho.