21 885 47 30 | geral@forum.pt

Estes profissionais vivem integrados no mundo da indústria e são muitas vezes responsáveis pelas melhorias dos seus processos de produção.

Funções: Trabalha preferencialmente na indústria, supervisionando linhas de produção de equipamentos com sistemas de controlo baseados em redes de computadores e sensores informáticos, que lhe fazem chegar à central de controlo todo um conjunto de informações sobre o andamento do processo produtivo, inclusivamente quaisquer anomalias, caso estas se verifiquem.
Em determinadas empresas, este engenheiro pode estar ligado à manutenção dos sistemas de automação e controlo industrial ou mesmo associado à organização e aquisição de equipamento para esse fim.


Requisitos: Ter grande capacidade de diagnóstico para descobrir os erros de processo num sistema de controlo, muito mais difíceis de deslindar do que corrigir.


Onde exercer: Indústria em geral, empresas de comercialização e instalação de sensores e equipamento para automação e controlo.


Mercado de trabalho: Mesmo estando bastante confinado à área da indústria, não se pode dizer que o mercado seja desfavorável para estes profissionais.

Pub IPSantarem
Pub Guia Prático Estudante 2019
Pub Huawey PSmart+
Últimas - Outros
Outros
30 Novembro -0001

O Instituto Politécnico de Viseu e a equipa do projeto LEE organizam o Colóquio Internacional "Línguas Estrangeiras e Empregabilidade" que decorre na Escola Superior de Educação a 29 de novembro.

Outros
23 Novembro 2018

A experiência de jovens sub-35 contada na 1.ª pessoa foi o mote desta iniciativa da Forum Estudante e do consórcio Maior Empregabilidade, realizada ontem no Auditório da Escola Superior Agrária (ESAC), com o apoio do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC). Um momento de partilha de expetativas, obstáculos e sucessos de ex-alunos desta instituição com estudantes do secundário e do ensino superior ansiosos por saberem como é a transição da vida académica para o mercado de trabalho.

Outros
10 Outubro 2018

Neste novo ano letivo, a Forum recupera uma das suas rúbricas históricas – "Profissões Para...". Todas as edições, damos-te a conhecer várias opções para um futuro ligado a uma vocação. Para mais informações sobre estas saídas profissionais (como cursos, médias ou vagas), visita forum.pt. Para começar, trazemos-te seis formas de fazer da Natureza o teu local (ou objeto) de trabalho.