21 885 47 30 | geral@forum.pt

Uma profissão onde, normalmente, não existem muitas mulheres. Os carros são tradicionalmente um mundo relacionado com os rapazes e depois com os homens. Talvez não falte muito para este panorama começar a mudar.

Funções: Estuda e domina os diversos elementos que constituem um veículo automóvel, desde o motor, ao chassi, passando pelo quadro, caixa de velocidades, transmissão, direcção, travões, etc., estando preparado para utilizar procedimentos e técnicas tendo em vista a manutenção e reparação de viaturas automóveis. A actividade deste profissional é fundamentalmente prática quando exercida em oficina. Numa perspectiva mais abrangente, um engenheiro de manutenção automóvel pode exercer funções do tipo Chefe e/ou Director de um serviço na área de viaturas automóveis, em empresas importadoras de veículos e todos os outros componentes para os
mesmos, concessionários, frotistas (ligados a empresas de transportes, distribuição, construção, etc.).


Requisitos: Gostar de automóveis; ter experiência na área da reparação automóvel e apreço por lidar com todos os seus componentes e acessórios; formação complementar na área comercial e de relações humanas.


Onde exercer: Preferencialmente, em concessionários e oficinas reparadoras oficiais de marcas; empresas fornecedoras de peças e acessórios, stands comerciais de veículos ou centros de inspecção automóvel.


Mercado de trabalho: Este sector de actividade tem sido preenchido por técnicos com formação em Engenharia Mecânica genérica, existindo, por isso, uma carência no mercado de pessoal qualificado especificamente em Manutenção Automóvel.

Pub FCH_2019
Pub Guia Prático Estudante 2019
Pub
Últimas - Outros
Outros
30 Novembro -0001

O Instituto Politécnico de Viseu e a equipa do projeto LEE organizam o Colóquio Internacional "Línguas Estrangeiras e Empregabilidade" que decorre na Escola Superior de Educação a 29 de novembro.

Outros
23 Novembro 2018

A experiência de jovens sub-35 contada na 1.ª pessoa foi o mote desta iniciativa da Forum Estudante e do consórcio Maior Empregabilidade, realizada ontem no Auditório da Escola Superior Agrária (ESAC), com o apoio do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC). Um momento de partilha de expetativas, obstáculos e sucessos de ex-alunos desta instituição com estudantes do secundário e do ensino superior ansiosos por saberem como é a transição da vida académica para o mercado de trabalho.

Outros
10 Outubro 2018

Neste novo ano letivo, a Forum recupera uma das suas rúbricas históricas – "Profissões Para...". Todas as edições, damos-te a conhecer várias opções para um futuro ligado a uma vocação. Para mais informações sobre estas saídas profissionais (como cursos, médias ou vagas), visita forum.pt. Para começar, trazemos-te seis formas de fazer da Natureza o teu local (ou objeto) de trabalho.