O jogo inaugural desta jornada reuniu minhotos e algarvios. Na noite de sexta-feira (29 de dezembro), o Sp. Braga regressou às vitórias, derrotando o Olhanense por quatro bolas a uma.

Depois de cinco jornadas sem pontuar, a equipa comandada por Jesualdo Ferreira sobe agora ao oitavo lugar da tabela classificativa.

Já no sábado, o Futebol Clube do Porto foi até Coimbra para defrontar a Académica, contudo o resultado não foi o melhor para os dragões de Paulo Fonseca. Aos 44 minutos de jogo, Fernando Alexandre faz o 1-0 para a “Briosa”. Durante 90 minutos, o Porto não foi taticamente eficaz, inclusivé aos 85 minutos de jogo, teve a oportunidade para converter em golo uma grande penalidade, que acabou por desperdiçar. Desta forma, a equipa da cidade Invicta perde a liderança do campeonato.

Depois de um sábado triste para os dragões, a 11ª jornada regressou no domingo com mais cinco jogos.

O Arouca, comandado por Pedro Emanuel voltou a não surpreender, desta vez num jogo frente ao Marítimo. Já os madeirenses regressaram à ilha contentes, com a conquista dos três pontos em causa.

Com esta derrota por duas bolas a uma, o Arouca mantém-se nos lugares de despromoção.

Enquanto isso, na capital, o Belenenses empatava com o Gil Vicente, sem golos. A equipa de Barcelos conseguiu aguentar, aproximadamente uma hora, em inferioridade numérica, sem sofrer qualquer golo.

Na Madeira, o Nacional somava o terceiro empate consecutivo, desta vez frente ao Vitória de Setúbal de José Couceiro.

Ao final da tarde de domingo, chegava a vez do Benfica defrontar o Rio Ave, em Vila do Conde. Com o treinador Jorge Jesus ainda castigado e sem Cardozo, o Benfica entrou em campo para conquistar três pontos e conseguiu.

Num jogo de ânimos elevados e com a arbitragem de Bruno Paixão, muito contestada por alguns adeptos nas bancadas, o Benfica acabou por inaugurar o marcador aos 38 minutos de jogo, mas a resposta do Rio Ave surgiu 12 minutos depois do intervalo. O empate não durou muito tempo, pois aos 63 minutos, Lima converteu um livre direto em golo, colocando as águias em vantagem.

Além da vantagem no marcador, o Benfica ficou ainda em vantagem numérica a partir dos 69 minutos de jogo com a expulsão de Wakaso, jogador da formação vilacondense. Com o desequilíbrio numérico, o Sport Lisboa e Benfica fez o resultado final aos 78 minutos com mais um golo de Lima.

Logo após o jogo do Benfica, o Estádio José de Alvalade, em Lisboa, era palco do encontro entre Sporting e Paços de Ferreira.

Com sinais de vitalidade, os leões de Leonardo Jardim mostraram-se mais fortes e eficazes do que a formação pacense. William Carvalho iniciou a vantagem para o Sporting aos 16 minutos de jogo. Já na segunda parte, a equipa leonina aumentava a vantagem, com dois golos de Fredy Montero e para finalizar o marcador, André Martins fez o quarto golo.

O Sporting alcança agora o primeiro lugar, seguido pelo Benfica, com o mesmo número de pontos.

Para encerrar a 11ª jornada, o Estoril recebeu na segunda-feira (2 de dezembro), o Vitória de Guimarães. A coesão da equipa vimaranense foi evidente. A equipa comandada pelo técnico Rui Vitória conseguiu alcançar uma importante vitória, por duas bolas a zero, frente ao Estoril.

Tabela classificativa:

tabela  11ª jornada

{module Pub}