Pablo Gavi (Médio-Centro, FC Barcelona, 18 anos)




A La Masía é uma das melhores escolas futebolísticas do Mundo e Gavi é um dos seus melhores alunos de sempre. Foi convocado pela primeira vez à seleção A de Espanha após ter jogado apenas 289 minutos pela primeira equipa do Barcelona. À enorme qualidade técnica e tática que corre no ADN da fábrica blaugrana de talentos, Gavi junta a intensidade típica e fundamental para o futebol atual. Em qualquer posição do meio-campo e por vezes até como falso 9, o jovem espanhol manda no jogo e pauta, qual maestro, o jogo da sua equipa. 

Youssoufa Moukoko (Avançado, Borussia Dortmund, 18 anos) 



 

O jogador mais jovem a estrear-se na Bundesliga, o jogador mais jovem a estrear-se na Liga dos Campeões, o jogador mais jovem a marcar um golo pela seleção sub-21 da Alemanha… A lista de recordes batidos por Youssoufa Moukoko não ficará certamente por aqui. Algumas lesões têm atrasado a sua afirmação na equipa principal do Dortmund, mas, com apenas 18 anos, o jovem avançado alemão tem ainda muitos anos pela frente para fazer vibrar o Westfalenstadion e a sua famosa muralha amarela. Rápido, forte e com instinto matador, a seleção alemã tem aqui a sua maior esperança para o futuro.  
 

Vitor Roque (Avançado, Club Athletico Paranaense, 18 anos) 




Este é um nome que já deve andar nos radares dos fãs de Football Manager. Mas Vitor Roque não é craque só no videojogo. A partir da ala esquerda ou no centro do ataque, este jovem brasileiro foi peça chave de uma equipa do Athletico Paranaense que chegou à final da Libertadores na época passada. Isto com 17 anos acabadinhos de fazer! A sua inteligência nas movimentações sem bola e a sua disponibilidade para pressionar constantemente as defesas adversárias fazem do Vitor Roque um perigo constante para as balizas opostas. 

Desiré Doué (Médio-Ofensivo, Rennes, 17 anos)  



Desiré Doué foi o primeiro jogador nascido em 2005 a marcar um golo numa das big-5 (as 5 melhores ligas do Mundo) e, para além disso, é já titular numa equipa que luta pelos primeiros cinco lugares da Ligue 1. Aos 17 anos, não é fácil assumir um lugar de destaque numa equipa com objetivos europeus, mas Doué tem a total confiança do treinador Bruno Génésio. Ambidestro e com boas características físicas, o jovem é mais um na linha de médios franceses elegantes com bola no pé e inteligentes nos momentos em que não a têm. Só falta a inevitável chamada à seleção. 
 

Warren Zaïre-Emery (Médio Defensivo, Paris Saint-Germain, 17 anos) 

 

Imaginem um meio-campo com jogadores com Verratti, Vitinha ou Fabián Ruiz. Agora imaginem um jovem nascido em 2006 conseguir ter minutos significativos perante concorrência deste nível. Apesar da sua muito tenra idade, com 17 anos acabados de fazer, Zaïre-Emery apresenta, jogo após jogo, a maturidade de um veterano. A inteligência posicional e disponibilidade física desde médio defensivo fazem com que pareça estar sempre no sítio certo. Ofensivamente, tem um naipe variadíssimo de passes que o ajudam a encontrar os colegas em melhor posição. Paris encontrou aqui a sua próxima grande pérola! 
 

Endrick (Avançado, Palmeiras, 16 anos) 



 

Endrick é um nome já bem conhecido pelos amantes do futebol – a expectativa em torno da sua carreira sempre foi gigantesca. O jovem avançado tem sabido carregar esse peso nas suas costas na transição para o futebol sénior. Capaz de jogar em qualquer lugar da frente de ataque, é no centro, como ponta-de-lança, que parece render mais. As comparações com outro baixinho, a lenda Romário, fazem bastante sentido. Mais do que a sua abundante qualidade técnica e surpreendente força física, é o seu instinto dentro de área que o distingue dos demais. Aos 18 anos tem a transferência certa para o Real Madrid. As defesas da La Liga já tremem!