O Dr.António Carvalho,representante de Comissão Administrativa provisória da ESNA, deu início a debate com uma breve mensagem de entrada, que consistia em clarificar o verdadeiro objetivo do PJ, ou seja tornar os jovens mais participativos em termos cívicos educando-os assim, mas por outro lado fazer de política um jogo usando conceitos básicos. Finalizou com:"Sonhar e concretizar".
De seguida deu-se o inicio do debate com três medidas apresentadas por cada lista que depois foram debatidas, defendidas, questionadas ou refutadas que passaram à votação, e com maior número de votos entre os deputados de cada lisa , as três regras apresentadas pela lista I criaram maior impacto e ganhando assim com maior número de votos que de seguida foi passado para eleição dos representantes da Assembleia.
Por fim, as medidas apresentadas nos final foram:
1. Atribuição de regalias fiscais a casais (até 35 anos) que se instalem em regiões afetadas pela desertificação e envelhecimento, durante um período de 5 anos;
2. Criação de uma parceria entre as autarquias e o Governo, no sentido de assegurar condições aos jovens casais, na aquisição de habitação e priorização no emprego.
3. Atribuição de regalias fiscais a entidades patronais que optem pela contratação temporária de recém-licenciados (até 18 meses), para substituir um trabalhador que se encontre temporariamente ausente.
(Valeriya)