As três “itgirls” são o centro da festa de apresentação. Vão circulando entre os convidados, aqui e ali, acedendo a pedidos de entrevistas. Depois de responderem às questões, chega a altura de algumas fotografias. Contudo, falta ainda um último passo, que inclui novos pedidos. “Tiramos uma foto para o insta?” ou “podemos fazer um vídeo para o snap?” são alguns dos exemplos.

Mafalda Sampaio (conhecida como "Maria Vaidosa"), Bárbara Inês e Mafalda Castro são as três “itgirls” – as novas apresentadoras do programa da MTV Portugal que estreia no próximo dia 20 de junho. Numa primeira temporada com a duração de 3 meses, as três jovens trarão semanalmente aos espectadores conteúdos ligados “à moda, à beleza e ao lifestyle”, explica a Diretora de Marketing da MTV Portugal, Marta Caeiro.

itgirls5

Conforme explica Marta Caeiro, este novo programa televisivo incluiu um método de recrutamento específico. A MTV começou por identificar 20 candidatas com muitos seguidores e interação nas redes sociais (sobretudo Instagram e Youtube). Depois, seis foram escolhidas para um Video Casting, de forma a avaliar a sua capacidade no meio televisivo. No final, "Maria", Bárbara e Mafalda foram as escolhidas para “itgirls” MTV.

Para Marta Caeiro, este processo está alinhado com o facto das redes sociais “serem um ambiente natural para a MTV”, com um "acompanhamento próximo das celebridades digitais”. Esta é também uma questão de acessibilidade a um espaço mediático habitualmente mais clássico. “Se artistas como o Justin Bieber conseguiram começar na internet, também pode acontecer em outras áreas", sublinha.

De resto, como relembra Mafalda Sampaio, as três “itgirls” completam agora um percurso bastante representativo de um novo paradigma. “Antigamente, as pessoas eram conhecidas pelo trabalho na televisão e, por isso, tinham redes sociais”, relembra, concluindo: “nós fizemos o contrário”. Por essa razão, acrescenta "a Maria Vaidosa", o objetivo passa também por “trazer o digital para a televisão”.


Apresentação do canal de Youtube "A Maria Vaidosa"

Essa será uma das componentes em destaque no programa MTV Itgirls, uma vez que, salienta Bárbara Inês, este vai permitir “dar a conhecer mais” sobre as três jovens e o seu trabalho. No seu caso, explica, em que partilha sobretudo fotografias, este programa televisivo servirá para os seus seguidores ficarem a conhecer todo o processo que envolve o seu trabalho nas redes sociais.


Bárbara Inês, autora do Blog Banging, em foto do Facebook de Banging Fashion

Esta conjugação do mundo digital e televisivo será também um desafio. Conforme recorda Mafalda Castro, “estar nas redes sociais ou estar na televisão é completamente diferente”. Por essa razão, explica, “conciliar estes dois mundos que estão a convergir será o mais interessante”. A presença neste espaço televisivo permitirá também, relembra Mafalda Sampaio, “chegar a outro tipo de público” e “credibilizar os nossos projetos”.

 

 

Foto do Instagram de Mafalda Castro, criadora da plataforma Last Time Around

As diferenças entre o espaço clássico televisivo e as redes sociais são também colocadas em evidência por Mafalda Sampaio: “os nossos seguidores sentem que podem criar uma relação connosco – a televisão é um meio bastante mais distante”. De resto, para as três apresentadoras, os seus percursos e trabalho podem ainda ser uma influência positiva nos espectadores. “Queremos ser uma inspiração para as pessoas que nos seguem”, explica Bárbara Inês, uma vez que “toda a gente pode ser uma itgirl”.

E o que é ser uma "itgirl"? “Temos ouvido imenso essa pergunta”, começam por dizer, entre sorrisos. É Mafalda Castro que responde: “é alguém que tem confiança e vontade de ser ela própria”. É já durante o seu vídeo de apresentação, exibido no lançamento oficial do programa, que deixa mais uma dica: “e sorrir muito”. 

itgirls2

itgirls4

{module Pub}

{module Always On}