A equipa Riders, da Oficina – Escola Profissional do INA de Santo Tirso, saiu vitoriosa de mais uma edição de concurso que desafia estudantes do Ensino Secundário a criar um spot publicitário de 30 segundos sobre segurança e prevenção rodoviárias. Germinado em 2011, este desafio teve este ano “um aumento de 40% de inscrições e primou pela qualidade técnica e originalidade dos trabalhos submetidos”, conforme sublinha Anabela Silva, Diretora de Marketing e Comunicação Externa da BP. Por isso, ano após anos, a competição é “cada vez mais renhida” – nas palavras do diretor da Forum Estudante, Gonçalo Gil –, e torna-se cada vez mais difícil avaliar as candidaturas, sendo a distância pontual entre as 5 finalistas cada vez sempre mais curta.

 MG 6662

A equipa Riders, composta por 4 alunas e um professor responsável, levou para casa passes para um festival de verão à sua escolha, um vale de combustível (para o orientador) e quase 24 horas de diversão. É que uma vez chegados a Castelo Branco, os concorrentes tiveram apenas 2 horas para filmar e pouco mais do que isso para editar os seus spots, tendo antes sido sorteado os temas-chaves (e principais causas de acidente nas estradas) de cada trabalho: Velocidade, Fadiga, Álcool e Drogas, Telemóvel e Cinto de Segurança. Foi precisamente esta a inspiração do spot vencedor que em breve começará a ser exibido na RTP.

A Escola Profissional Cisave, os Portimonenses, ao 100 Cuidado e os Parte o Bolo da Avó foram os restantes concorrentes também eles premiados com bilhetes para festivais, gadgets e vales de compras, sem contar com a “oportunidade para desenvolver as suas competências digitais, tão importantes para o futuro”. Alguns professores/escolas são repetentes nestas andanças, o que só prova que o BP Segurança ao Segundo continua a representar um grande desafio.

bp

Também para a BP, no ano em que celebra o seu 90º aniversário, “construir a consciencialização para a segurança rodoviária continua a ser importante”. “Continuamos a acreditar que podemos mudar comportamentos”, avisa Anabela Silva. O mesmo entusiasmo e sentido de alguma obra feita sentem o piloto Miguel Barbosa e Salvador Mendes de Almeida (Associação Salvador), embaixadores e membros do júri desta iniciativa, ao lado do presidente do IPCB - em cujas Escola Superior de Tecnologia e Escola Superior de Artes Aplicadas decorreu a final do concurso -, e de representantes da ANSR, da DGE, do ACP, da Mega e da ComSom. No primeiro dia de trabalhos, Miguel Barbosa mostrara ao alunos o seu carro de competição, explicando todos os elementos especiais de segurança do mesmo. Os estudantes tiveram ainda oportunidade de experimentar um simulador de capotamento. 

miguel

Na grande final do BP Segurança ao Segundo, o spot vencedor, cativante com o seu toque de humor, foi o mais pontuado tendo em conta três critérios: Originalidade da ideia criativa, execução do spot e adequação do spot ao tema. As Riders foram estreantes nesta competição mas prometem voltar para o ano. Com toda a segurança.