A Campanha de Segurança Rodoviária “Viajar sem pressa”, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP), decorreu nos dias 16 a 23 de agosto e teve como objetivo alertar os condutores para os riscos da condução em excesso de velocidade, dado que esta é uma das principais causas dos acidentes nas estradas.

Inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2022, a campanha foi divulgada nos meios digitais e através de seis ações de sensibilização da ANSR, realizadas em simultâneo com as operações de fiscalização levadas a cabo pela GNR e pela PSP, em Lisboa, Coina, Torres Novas, Castelo Branco, Leiria e Trofa. Idênticas ações ocorreram na Região Autónoma da Madeira.


Na campanha foram sensibilizados 432 condutores e passageiros. Dos veículos fiscalizados, 19,7 mil circulavam com excesso de velocidade, dos quais 5,5 mil foram detetados pelos radares das Forças de Segurança e 14,2 mil pelos da ANSR.

 No período da campanha, de 16 a 23 de agosto, registou-se um total de 2 849 acidentes com vítimas, de que resultaram 16 vítimas mortais, 70 feridos graves e 939 feridos leves. Relativamente ao período homólogo de 2021, verificaram-se mais 8 acidentes, menos 2 vítimas mortais, mais 7 feridos graves e menos 13 feridos leves.

Para saberes mais clica aqui.