Quem entra no pavilhão da Qualifica, muito dificilmente não reparará no espaço do IEFP. No centro da área dedicada ao Ensino Secundário, o espaço divide-se em várias áreas profissionais, onde muitos formandos vão mostrando as suas competências. Há quem sirva bebidas, quem solde e até quem faça tratamentos de estética. 

IMG 1544

Esta "presença marcante", nas palavras do Delegado Regional do Norte do IEFP, António Leite, tem como objetivo construir um espaço "aberto e transparente" onde é possível, para além de ver as competências envolvidas em cada profissão, também experimentar. Por essa razão, para o responsável, estas atividades funcionam "também como chamariz para os visitantes"

IMG 1391

A escolha das profissões presentes, acrescentou o delegado regional, foi baseada em algumas das necessidades económicas do país. Através desta presença, é possível aos estudantes que visitam conhecerem as competências envolvidas numa profissão. Competências essas que, no contexto dos Cursos de Aprendizagem do IEFP, assegurou, se dividem entre técnicas e também transversais (soft-skills), de forma a permitr "aprender mais" e garantir a adaptação aos desafios. 

Na base desta mostra de profissões está um conceito: a escolha. Por essa razão, António Leite espera que a visita ao stand do IEFP possa ajudar os estudantes que passam pela Qualifica. "Ha muitas escolhas que podem ser feitas e temos de nos conhecer a nós próprios para tomar a decisão", concluiu. 

IMG 1388