Foi o comediante Guilherme Geirinhas que introduziu o debate, lançando uma "questão debatida nas redes sociais": "Primeiro o leite ou os cereais?". Depois, agumas perguntas foram colocadas a elementos do público sobre os seus comportamentos online, num momento que serviu como introdução para o debate que se seguiria. 

Antes, a Coordenadora do Departamento de Formação e Educação da DECO, Fernanda Santos, abriu a sessão, explicando que o objetivo desta conferência passa por refletir sobre temas como "privacidade e segurança na internet, com especial foco nas redes sociais". Nesse sentido, o debate envolveu questões como os desafios da privacidade, a necessidade de ter cuidado nas partilhas ou nas compras online, bem como a importância de saber como proceder perante casos de cyberbullying e de linguagem de ódio online. 

 MG 3424

Esta NETtalk deu ainda a conhecer aos visitantes da Futurália a possibilidade de participar no desafio Net Viva e Segura. Todos os estudantes portugueses são convidados a produzir um vídeo com conselhos úteis que demonstrem a importância de aceder à internet em segurança e em respeito pelos dados pessoais. No final, os melhores trabahos poderão ganhar prémios como gadgets ou tablets. "A ideia é que sejam vocês próprios influencers junto da vossa rede", partilhando a mensagem da segurança online, salientou Fernanda Santos, dirigindo-se aos estudantes presentes. 

As NETtalks passaram por diversas cidades portuguesas:
Viseu, Porto, Faro e Leiria foram algumas das paragens.


Sessões de segurança

As NETtalks são promovidas pela DECO Jovem e pela Google Portugal, assumindo-se como um convite lançado à “comunidade educativa a refletir sobre a importância de adotar comportamentos mais seguros na Internet, a proteger a privacidade dos seus dados pessoais”, sublinha a organização. A passagem pela Futurália assinala o final desta rota da segurança, depois de passagens por Viseu, Porto, Valongo, Faro e Lisboa. 

 MG 3445

Por essa razão, as NETtalks são descritas como “espaços de informação conhecimento, debate e partilha de experiência”. A abordagem é “especialmente dirigida para jovens”, com a aposta no dinamismo e na interatividade, com a ajuda de Youtubers como Nuno Moura, Ric Fazeres ou Guilherme Geirinhas.

 MG 3429