O concurso especial possibilita o acesso às licenciaturas e CTeSP (Cursos Técnicos Superiores Profissionais) do IPS, independentemente do nível de habilitações académicas, a todos os interessados em prosseguir estudos que tenham completado 23 anos até ao dia 31 de dezembro de 2018. 

Os interessados podem candidatar-se a vários cursos, considerando o limite de candidaturas estipulado pelas escolas superiores do IPS e que cada candidatura necessita de um processo próprio, respetiva documentação e pré-requisitos (se necessários). Cada prova de acesso realizada é válida apenas na escola e para o curso pretendido. 

Para esclarecimento de dúvidas e preparação dos candidatos, foram agendadas, como habitualmente, três sessões públicas, nomeadamente a 12 de abril, pelas 19h00, na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (campus de Setúbal do IPS); a 24 de abril, pelas 19h00, na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (campus do Barreiro); e 06 de maio, pelas 19h00, na Escola Superior de Ciências Empresariais/Escola Superior de Saúde (campus de Setúbal).