O Campeonato Nacional de LITERACIA 3Di está de volta para mais uma edição e promete continuar a estimular o gosto pela aprendizagem. De participação gratuita, todos os alunos são convidados a aventurarem-se na competição desde que frequentem o 2º ou 3º ciclos do ensino básico. As inscrições decorrem até 18 de outubro de 2019, através do formulário online disponível AQUI e devem ser realizadas pelos professores.

A primeira fase de provas está marcada para o próximo mês e, nesta edição, os estudantes do 5º ano são postos à prova em Matemática, os do 6º ano são desafiados no âmbito da Ciência, os do 7º ano fazem o teste de Leitura e os do 8º ano respondem a questões de Inglês. A iniciativa lançada pela Porto Editora tenciona 2incentivar o desenvolvimento educativo, pessoal e social dos jovens recorrendo às novas tecnologias, pelo que todas as provas são interativas e realizadas através da plataforma digital Escola Virtual".

Envolvendo a ampla comunidade de ensino, o concurso abrange estabelecimentos de ensino público e privado de todo o país e prolonga-se até ao final do ano letivo, com três etapas eliminatórias:
Local – 18 a 29 de novembro de 2019;
Distrital – 2 a 27 de março de 2020;
Nacional (final) – maio de 2020.

Todos os estabelecimento de ensino que se inscrevem são contemplados com o dístico "Escola Promotora de Literacia", que lhes permite aceder a conteúdos exclusivos para trabalhar com os alunos. Os alunos vencedores da última edição receberam, em cada fase, diversos prémios como tablets, telemóveis, livros, bolsas de estudo e ainda uma viagem a Cambridge para frequência de aulas de Inglês. Além disso, os estabelecimentos de ensino de cada um dos quatro campeões nacionais foram premiados com uma bolsa no valor de 5 mil euros, para aquisição de material didático.

O Campeonato Nacional de LITERACIA 3Di tem o apoio da Presidência da República e de várias outras entidades como a Secretaria Regional da Educação da R.A. Madeira, o Conselho Nacional da Educação, a CONFAP, o Plano Nacional de Leitura, o Conselho das Escolas, a ANDAEP, a AEEP, a Sociedade Portuguesa de Autores, o Centro Nacional de Cultura, a Grace e a Rede de Bibliotecas Escolares.