É uma das poucas certezas da vida académica. Qualquer estudante, independentemente da idade ou área de estudos, já disse as seguintes palavras: “Estou ligado à eduroam”. Em Portugal, esta possibilidade chegou há cerca de duas décadas, ao integrar o lote de seis países “pioneiros” desta iniciativa, juntamente com Holanda, Finlândia, Portugal, Croácia e Reino Unido. Desde então, este número cresceu. E muito. 

Hoje, a rede eduroam chega a mais de 100 países, cumprindo aquele que foi o seu objetivo inicial, avança a FCT: “disponibilizar à comunidade académica um serviço de mobilidade”, garantindo o acesso à internet a instituições de ensino superior e investigação. No total, existem mais de 10.000 hotspots eduroam. Em Portugal, de acordo com os números oficiais, existem 71 instituições aderentes, num total de 163 pontos de acesso em solo nacional.

Desta forma, todos os dias, milhares de estudantes, docentes e outros profissionais da área do ensino superior e investigação científica utilizam esta rede. Contudo, a ligação eduroam não se fica pelas instituições de ensino superior. Para além de 4000 edifícios públicos, esta rede marca também presença em cerca de 40 aeroportos internacionais. 

Quem faz a gestão da eduroam? 

Em Portugal, a gestão e acompanhamento da eduroam está a cabo da Unidade FCCN da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Esta é a entidade fundadora da Rede Ciência, Tencnologia e Sociedade – a rede nacional de ensino e investigação (internacionalmente conhecidas como NRENs).

love2eduroam banner website low 01


Nesse sentido,
esta unidade da FCT é responsável por responder às necessidades da comunidade de estudantes, de ensino e de investigação, nomeadamente nas áreas de computação, segurança e conetividade.

A Unidade FCCN atua ainda nas áreas da colaboração e do conhecimento, prestando outros serviços que poderás conhecer como a b-on (a Biblioteca do Conhecimento Online), o Educast (o portal de gravação, edição e publicação de aulas ou outros conteúdos educativos) ou o Arquivo.pt (o website que permite pesquisar e aceder a páginas web preservadas desde 1996). Podes conhecer estes e outros serviços para estudantes em www.fccn.pt.

eduroam


Descarrega a aplicação Eduroam Companion

Foi lançada em 2018 uma versão renovada da aplicação da eduroam, que ajuda os utilizadores a encontrar hotspots eduroam e a acompanhar o crescimento da rede. A aplicação está disponível gratuitamente na App Store e na Google Play.