Foi a partir do trabalho académico da unidade curricular de projeto que Pedro criou a coleção (e modelo de sapatilha vencedora) Funky Tokyo. A coleção representa uma abordagem nostálgica com um toque futurista e modernizado da intemporal tendência "Legado Reconstruído". “A sapatilha, apresenta influências do street style nipónico, é uma reflexão das luzes e cultura de rua japonesa associadas à estética do vídeo jogos dos anos 80, procurando unir o saber fazer manual, como as cordas e elásticos apresentadas, com a estética tecnológica da cultura japonesa”, refere o criador que como “já tinha o projeto realizado” resolveu participar.

O prémio atribuído pela Academia Vapesol (criada recentemente) ao vencedor, Pedro Rocha, foi um prémio pecuniário de mil euros e uma viagem a Milão com estadia e um convite para a feira Lineapelle (que terá lugar de 2 a 4 de outubro). Vai ter ainda o modelo vencedor exposto na Lineapelle, no stand da Vapesol.

pedro rocha

Para o criador esta distinção “é super importante na nossa área. Fiquei mesmo contente e para o currículo é sempre uma referência”. Pedro vem de uma licenciatura em Desenho de Moda e já participou com uma coleção sua no Portugal Fashion. Neste momento encontra-se a estagiar em Espanha, ao abrigo do programa Erasmus + do IPCA e já tem planos para o futuro:” Quero continuar pela área da moda, e o valor deste prémio já servirá para o próximo projeto de calçado”. “Porque o amanhã constrói-se desde já!”, foi o mote para esta iniciativa da Vapesol, empresa de solas sediada em Felgueiras.