Realiza-se hoje um evento de celebração dos 30 anos das atividades Jean Monnet. Estas ações inscrevem-se no quadro do programa Erasmus+ e visam "promover a excelência, a nível mundial, do ensino superior orientado para os estudos europeus", bem como criar laços entre universitários, investigadores e responsáveis políticos, explica a Comissão Europeia. 

De acordo com o mesmo organismo, entre 1989 e 2019, as atividades Jean Monnet apoiaram mais de 1000 universidades em cerca de 100 países, oferecendo a oportunidade de acrescentar, nos seus programas curriculares, cursos de estudos europeus. Atualmente, 300 mil estudantes beneficiam, a cada ano, desta iniciativa.

A cada ano, as atividades Jean Monnet financiam mais de 250 novas medidas, envolvendo cerca de 9 mil professores universitários e numerosas outras pessoas e instituições. Até ao momento, foram apoiadas mais de 5 mil ações. A proposta da Comissão Europeia para o futuro programa Erasmus (2021-2027) prevê o alargamento das atividades Jean Monnet a outros setores da educação, nomeadamente às escolas, para aumentar a sensibilização dos jovens para a União Europeia.

 

Necessárias "mais do que nunca"

Para o Comissário Europeu da Educalão, Cultura, Juventude e Desporto, Tibor Navracsics, esta celebração surge num momento em que as ações do programa "são mais do que nunca necessárias". "Geram conhecimentos que reforçam a União Europeia e melhoram a compreensão da integração europeia, especialmente entre os jovens", detalhou, antes de revelar que "a próxima etapa consistirá em alargar estas atividades às escolas".

Ao adquirirem, desde muito cedo, conhecimentos sobre a União Europeia, os jovens "estarão melhor capacitados para se tornarem cidadãos europeus informados e empenhados nos processos democráticos que moldarão o seu futuro", concluiu Navracsics.