A EBEC - European BEST Engineering Competition - é a maior competição de engenharia da Europa, organizada por vários grupos locais do BEST - Board of European Students of Technology - e está presente em mais de 80 universidades europeias. Esta competição é destinada a estudantes das mais diversas áreas de engenharia, ciências e tecnologias, promovendo a transposição para a prática dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do percurso académico, assim como a aplicação dos mesmo em situações reais do contexto empresarial.

A EBEC não só possibilita o desenvolvimento intelectual e ativo dos seus participantes, como também proporciona o crescimento de determinadas competências tais como exposição de ideias, trabalho em equipa e criatividade. Todo o ambiente vivido ao longo desta competição promove a interação entre estudantes, a universidade e as empresas. Este evento, insere-se num projeto a nível internacional que engloba
essencialmente três grandes fases sendo estas local, nacional e internacional. Relativamente às fases locais, estas são organizadas pelas várias universidades onde o BEST se encontra presente. Sendo a EBEC Aveiro uma das fases locais, esta decorrerá na Universidade de Aveiro e será organizada pela associação BEST Aveiro. 

O BEST Aveiro é uma entidade que conta com mais de 45 membros ativos nas áreas das ciências, engenharias e tecnologias, tendo como principais objetivos o desenvolvimento pessoal, académico e cultural dos estudantes, oferecendo e dinamizando uma variedade de atividades e eventos de forma a aproximar os estudantes da universidade e das empresas através de três grandes serviços: envolvimento educacional, educação complementar e apoio à carreira. 

Este ano, a EBEC Aveiro, decorrerá nos dias 14, 15, 16, 17 e 20 de março. O primeiro dia - 14 de março - contará com uma feira de empresas e um cocktail network, os quais são formas bastante dinâmicas de fomentar o diálogo e a partilha de experiências e métodos de trabalho entre as empresas e a comunidade estudantil. Para além disso, estas atividades promovem a exposição e demonstração de produtos e serviços das entidades presentes à comunidade académica. No segundo dia - 15 de março - ocorrerá uma workshop sobre Strategic planning. A competição propriamente dita, iniciar-se-á no dia 16 de março e terá uma duração de 24 horas. Durante este período, os estudantes que estarão organizados em equipa, irão participar numa das seguintes modalidade: Team Design ou Case Study. A modalidade Team Design envolve a construção de um protótipo, com materiais limitados, de forma a solucionar um problema proposto por uma empresa. Já na modalidade de Case Study os participantes terão de resolver duas provas teóricas, cada uma com a duração de 12 horas, que serão igualmente propostos por empresas parceiras.

A apresentação das soluções finais criadas pelas várias equipas, será apresentada a um painel de jurados no dia 20 de março. A equipa vencedora de cada modalidade terá o privilégio de representar a Universidade de Aveiro na fase nacional, que este ano decorrerá no Instituto Superior Técnico de Lisboa. Na fase nacional, estas equipas terão como principal objetivo garantir o seu lugar na fase final europeia
da EBEC que ocorrerá na cidade de Turim (Itália) em agosto.