“Fado com poesia”, que decorre pelas 19h00, no átrio da Escola Superior de Educação (ESE/IPS), é um espetáculo que junta a voz de Tiago Correia, a guitarra portuguesa de José Geadas e a viola de João Domingos, numa atuação intercalada por momentos de declamação de poesia, com seleção e encenação a cargo de José Gil, docente e responsável pelo Teatro Politécnico do IPS. O concerto/performance decorrerá em ambiente de casa de fado, com o átrio da ESE/IPS transformado em adega típica onde os espetadores terão oportunidade de degustar caldo verde e outros petiscos típicos da gastronomia nacional. 

Diplomado do IPS (Comunicação Social), Tiago Correia está desde muito cedo ligado ao mundo do fado, por influência do avô materno, que lhe deu a ouvir Fernando Farinha quando contava apenas 13 anos. Desde então, venceu o programa “Nasci para o Fado”, da RTP, fez parte do elenco do musical “Fado: História de um Povo”, de Filipe La Féria, e passou a fazer parte do circuito das casas de fado lisboetas, fixado no restaurante “O Forcado”. Mais recentemente, em março de 2018, fez a sua estreia discográfica com o single “Simples lamento”, tema de homenagem ao seu avô Jorge Rodeia. 

Teatro, concertos, intervenções de artes plásticas, atividades desportivas, uma maratona fotográfica, seminários, uma ronda pelos concelhos do distrito, e ainda um livro e um congresso, são algumas das iniciativas previstas neste ano comemorativo, que culminará a 7 de outubro, Dia do IPS, com uma sessão solene especialmente dedicada a estas quatro décadas de história.