“À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, a organização desta edição é maioritariamente composta por estudantes da Escola da Tecnologias e Arquitetura (ISTA-IUL). É um Fórum organizado por estudantes para estudantes”, disse o Diretor da Escola de Tecnologias e Arquitetura, Carlos Sá da Costa.

Nesta edição, vão estar 70 empresas que se irão dar a conhecer aos estudantes da Escola de Tecnologias e Arquitetura e estabelecer contactos para futuros recrutamentos: é o caso da Novabase, Rumos, Everis, Hays, Timestamp, Do It Lean, Opensoft, ROFF, BI4ALL ou Deloitte. As empresas vão apresentar os seus projetos mais inovadores em cinco áreas distintas – Cibersegurança; Development; IOT – Internet of Things; Big Data; e Inteligência Artificial. Essas apresentações irão ocorrer num formato rápido (12 minutos) e no ambiente descontraído e informal, no pátio central do ISCTE-IUL. Será também dado espaço a mais de uma dezena de workshops práticos.

“A apetência das empresas – desde logo as multinacionais – para fazerem contratações no FISTA é conhecida, uma vez que os cursos tecnológicos do ISCTE-IUL são dos mais procurados para fazer recrutamentos”, afirma o professor Carlos Sá da Costa, baseando-se nas altas taxas de empregabilidade dos cursos da Escola de Tecnologia e Arquitetura. Cerca de 97% dos estudantes são contratados e, grande parte deles, por empresas que se fizeram representar no FISTA em anteriores edições. “Este é um valor que se verifica há vários anos e para o qual tem contribuído o sucesso do FISTA, hoje uma das maiores feiras tecnológicas em Portugal”, conclui o professor.

Nome grande da arquitetura mundial, Massimiliano Fuksas é a estrela do FISTA – o fórum de arquitetura e tecnologia do ISCTE-IUL.