No que à formação diz respeito, o protocolo permitirá a colaboração e participação de quadros da ASAE como especialistas em unidades curriculares da FCH bem como a criação de seminários, cursos de formação avançada e pós-graduações em áreas de interesse comuns. 

No âmbito do protocolo, ficou ainda acertada a colaboração entre as duas instituições para a realização de estágios e de projetos de investigação, por parte dos alunos da FCH, e ainda a criação de atividades de comunicação de ciência, em articulação entre a ASAE e os centros de investigação da FCH, particularmente o Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC) e o Católica Research Centre for Psychological, Family and Social Wellbeing (CRC-W). 

“O protocolo permite-nos desenvolver diversas iniciativas em parceria com a ASAE, nomeadamente na área da comunicação pública em saúde. Além da Pós-Graduação em Comunicação em Saúde, recentemente lançada e que se iniciará em setembro, iremos trabalhar noutros projetos conjuntos. Sendo a ASAE um organismo central na promoção da saúde alimentar, será também muito benéfico para os nossos alunos poderem realizar estágios no âmbito deste protocolo, nomeadamente os que se encontram a desenvolver dissertações no mestrado em Psicologia do Bem-Estar e de Promoção da Saúde", explica Nelson Ribeiro, diretor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.

 

A assinatura do protocolo de colaboração contou com a presença de Pedro Portugal Gaspar, Inspetor-Geral da ASAE, que sublinhou a importância deste acordo e da aproximação da ASAE à academia.