A EF Education First inaugura a sua primeira escola internacional de português em Lisboa, num evento solene onde terá também lugar este ano a cerimónia oficial de entrega do Prémio Internacional EF EPI 2018 que será atribuído a esta cidade por ter atingido o melhor nível de proficiência de Inglês do país.

A cerimónia de inauguração será a 7 de fevereiro, pelas 17h00 no Palacete Castilho, no Príncipe Real. O evento contará com a presença oficial da CEO da EF International Language Campuses, Eva Kockum. Estarão, ainda, presentes representantes de diversas instituições de ensino e do setor empresarial nacional e internacional com o objetivo de, juntos, «abrirem novas portas de Lisboa ao mundo através da Educação», frisam os responsáveis.

O objetivo é conquistar a atenção de alunos estrangeiros, que queiram visitar Portugal e aprender português localmente, conhecendo também as tradições e cultura do País. Inicialmente, a escola terá espaço para 200 alunos, mas o plano é expandir para até 350 pessoas no prazo de dois a três anos. A multinacional sueca já tinha representação em Portugal, com escritórios em Lisboa e no Porto, mas que esta será a primeira escola. Até agora, o objectivo era somente acompanhar os estudantes portugueses que iam para outros países aprender novas línguas: inglês, francês, alemão, espanhol, italiano, japonês, chinês e coreano são alguns dos idiomas que fazem parte do portefólio actual.

«O português é o sexto idioma mais falado em todo o mundo e a terceira língua europeia mais falada. Ao todo, somos 279 milhões de falantes nativos, sendo que um milhão reside nos Estados Unidos da América. A acrescentar a estes números, a aprendizagem do português ajuda os alunos a aprender outras línguas latinas», referia Miguel Gama, director da EF School Lisboa, em comunicado enviado às redações no verão passado, justificando esta aposta na capital.