O coronel Oleg Antonyevich Gordievsky do KGB estava no auge da sua carreira. Um prodígio dos serviços secretos soviéticos, tinha subido diligentemente nas fileiras, tendo servido na Escandinávia, em Moscovo e na Grã-Bretanha sem qualquer mancha na sua folha de serviços. Agora, com 46 anos, fora promovido a chefe do KGB na estação de Londres, um bom posto, e fora convidado a regressar ao quartel-general para ser formalmente consagrado pelo chefe do KGB.

«Chegado a Moscovo, Gordievsky avançou confiante pelo meio da multidão no aeroporto. No seu íntimo, contudo, borbulhava um terror surdo. Porque Oleg Gordievsky, veterano do KGB, fiel servidor secreto da União Soviética, era um espião britânico.» É neste ponto da intriga de espionagem que começa 'O Espião e o Traidor'. Segue-se o rewind na incrível e verídica história deste russo desiludido que decide ceder, durante 11 anos ativos, as suas informações privilegiadas ao serviço secreto britãnico (M16). 

O livro está cheio de personagens e detalhes históricos e políticos, mas tudo é explicado de forma tão interessante e dinâmica que a sua leitura nunca se torna confusa ou enfadonha. A obra, chegada a Portugal numa aposta da Dom Quixote, está profusamente ilustrada com imagens de arquivo deste herói de carne e osso da Guerra Fria (e antes disso), cujo desfecho preferimos manter no segredo dos deuses para não te estragar o prazer da leitura. Podemos, no entanto, garantir-te espantosas peripécias e reviravoltas, e prosa com grande potencial cinematográfico

Ben Macintyre é o autor de bestsellers que venderam milhões de cópias. Entre os seus livros contam-se Jogo Duplo, Agente Zigzag, Operation Mincemeat, A Spy Among Friends e SAS: Rogue Heroes. É colunista e editor associado no The Times, e trabalhou como correspondente do jornal em Nova Iorque, Paris e Washington. Apresenta regularmente séries na BBC, baseadas nos seus livros.