O antigo Nuno Pinto Martins descobriu, a certa altura, que não se revia no "modelo educativo" dos "métodos tradicionais": "os sermões, as ameaças, os castigos e, uma ou outra vez, uma palmada 'na hora certa'". A frustração levou-o a procurar soluções, sendo que encontrou na Disciplina Positiva as respostas que procurava. "Trouxe-lhe uma nova forma de ver o exercício da parentalidade e de encarar a vida", conta a Bertrand, em comunicado, editora que publica Educar Pela Positiva.

Em 2017, Nuno Pinto Martins criou mesmo a Acadmeia Educar Pela Positiva, através da qual "tem percorrido o país para, através dos seus workshops, apresentar uma alternativa válida aos métodos educativos «tradicionais», de autoritarismo e permissividade".

De acordo com o site desta academia, a Disciplina Positiva é "um modelo educativo de cariz prático, que se baseia na aplicação de princípios como a firmeza e amabilidade ao mesmo tempo. Onde a disciplina é ensinada de uma forma respeituosa e encorajadora, para crianças e adultos". Um dos exemplos é a rejeição do "castigo" enquanto ferramenta pedagógica.  

 

 

Ao longo deste livro, garante a Bertrand, os pais e educadores vão encontrar "respostas para os seus desafios diários na educação das suas crianças", bem "como um conjunto de estratégias simples e práticas para a resolução de problemas e desafios na parentalidade".

"Com este livro não tive (nem tenho) a pretensão de ensinar ninguém a educar, mas sim abanar consciências e levar a uma reflexão profunda sobre o nosso papel, enquanto educadores, no crescimento das nossas crianças", salienta o autor. Para tal, Nuno Pinto Martins explica ter descodificado, "de uma forma simples e prática, as razões por detrás do "mau" comportamento e partilhar um conjunto de dicas e estratégias poderosas para melhorar a comunicação/relação com elas".