«Não condenemos os pensamentos de ninguém, antes de os examinar de raiz», escreve Camilo Castelo Branco no romance 'O Retrato de Ricardina', naquele que é um bom exemplo do estilo desafiador evocado nesta aposta editorial da Quetzal. A obra '1000 Frases de Camilo Castelo Branco', com organização de Luís Naves (jornalista, blogger, cronista e escritor), mostra o léxico poderoso e maleável deste autor, a sua veia cómica (tão próxima do cinismo como da melancolia), as suas ideias controversas.

A obra surge na sequência de publicações congéneres inspiradas em frases de Fernando Pessoa e Vergílio Ferreira. As citações nela reunidas traduzem o temperamento e o génio de Camilo Castelo Branco, passando por temas como o amor, a literatura e a política, entre outros.

«Se está decidido que os caranguejos não andam para diante, nem são estacionários, este romance é uma espécie de caranguejo literário: recua, pelo menos, vinte anos em cada capítulo!»; «É isto verdade; o contrário também é verdade; neste mundo, ou tudo é verdade, ou não há verdade nenhuma»; «Amar eternamente!... Deus nos livre disso, não há amor que resista a vinte e quatro horas de filosofia!»; e «A beleza é o poder moderador dos delitos do coração» são alguns dos exemplos das frases aqui compiladas.