Trazido das profundezas do Inferno pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial, Hellboy é um ser colossal de aspeto diabólico, filho de um demónio e de uma feiticeira, munido de uma mão direita poderosa e desproporcionada, uma autêntica “mão direita do apocalipse”. Descoberto e salvo pelos Aliados e pelo Professor Trevor Von Bruttenholm, que o acolheu e criou como um filho, o rapaz-demónio desenvolveu as suas capacidades sobrenaturais, aprendendo em simultâneo a ser verdadeiramente humano. Apesar do aspeto demoníaco e monstruoso, causador de medo e incompreensão, Hellboy cedo revelou um enorme sentido do bem, tornando-se no principal opositor das forças das trevas que pretendiam tão somente o apocalipse na Terra.

Enraizada nos mitos e lendas do folclore tradicional e do universo de HP Lovecraft, a saga de Hellboy tem atravessado o mundo, dos castelos medievais da Europa antiga à obsessão com mortos e lutadores bizarros no México, não faltando uma passagem por Portugal, pelo Castelo de Tavira, no livro In the Chapel of Moloch. O universo de Hellboy na BD estende-se já por centenas de edições, entre os títulos principais do protagonista e uma miríade de outras personagens, com destaque para BPRD, o departamento fundado pelo Prof. Bruttenholm para investigar o Paranormal. Noutros media, Hellboy já protagonizou dois filmes - com um terceiro, um reboot, a estrear dia 11 de abril -, romances, antologias e jogos de vídeo.  

Em Portugal, o “Dia do Hellboy” será também celebrado pelos fãs da personagem. A livraria especializada em BD Kingpin Books, fundada e gerida por Mário Freitas, um dos maiores colecionadores portugueses de Hellboy, vai assinalar a data com a oferta de uma reedição exclusiva da primeira aparição de Hellboy, que a editora Dark Horse preparou especialmente para esse dia. ‘Hellboy’ também chegará aos cinemas a 11 de abril, com David Harbour no papel principal e Milla Jovovich como vilã.