Após uma participação verdadeiramente histórica, que decorreu no site www.palavradoano.pt durante todo o mês de dezembro, «enfermeiro» é a Palavra do Ano 2018 , recolhendo 37,8 % dos votos. A uma curta distância ficou a candidata «professor», com 33,4%, enquanto «toupeira» obteve 10,6%.

De uma lista que incluía palavras de grande relevância e atualidade, como «populismo», «extremismo» e «sexismo», a escolha dos portugueses poderá refletir uma preocupação acentuada quanto à situação que envolve a classe dos enfermeiros, algo que poderá ser extensível aos professores, atendendo à elevada votação que a respetiva palavra registou.

Merece especial destaque o excecional nível de participação que esta edição registou, pois comprova que esta iniciativa está definitivamente consolidada no calendário dos portugueses. A PALAVRA DO ANO ® foi criada com o objetivo de sublinhar a importância e a força das palavras na construção e interpretação do nosso quotidiano, bem como a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa. As conversas, os debates e a participação crescente das pessoas ao longo dos anos comprovam isso mesmo.

A palavra «enfermeiro» junta-se assim à lista das vencedoras da iniciativa PALAVRA DO ANO ® , onde constam esmiuçar» (2009), «vuvuzela» (2010), «austeridade» (2011), «entroikado» (2012), «bombeiro» (2013), «corrupção» (2014), «refugiado» (2015), «geringonça» (2016) e «incêndios» (2017).

 

{module PUB_2}

{module ALWAYS_ON_2}