Os dois pavilhões estavam repletos de stands das principais marcas do universo do gaming, como a Playstation, Nintendo, Xbox, Asus, HP e Lenovo, trazendo até nós as mais recentes tecnologias de cada marca. Ao mesmo tempo, no pavilhão dois, havia espaço para a zona de RetroGames com algumas das maneiras de entretenimento eletrónico mais antigas de que nos conseguimos lembrar.

Começando pela consola que se encontra num confortável segundo lugar de vendas mundiais, esta teve menor destaque do que o esperado. A Xbox deixou quase todo o estrelato para a Playstation e Nintendo. A marca estava representada por um stand mais discreto do que os dos seus concorrentes, onde os visitantes podiam experimentar o jogo icónico Kingdom Hearts, que será lançado no final de janeiro do próximo ano e tinham ainda a possibilidade de jogar Devil May Cry, que é um dos lançamentos mais esperados para 2019.


Créditos: Lisboa Games Week 2018

A Nintendo, noutro pavilhão, brilhou com o aparecimento do jogo Smash Bros Ultimate que, apesar de ter uma data de lançamento marcada para meados de dezembro, estava disponível para qualquer pessoa. Com uma abordagem semelhante à da Sony, veio dar a conhecer nomes como Pokémon: let´s go Pikachu! , Let´s go eevee e Diablo, focando-se mais nos títulos exclusivos do que em lançamentos futuros.

A Playstation deu uma importância maior aos exclusivos que estão em destaque este ano como God of War”, Marvel Spider Man, Detroit: Become Human e Gran Turismo Sport. Em relação a novos jogos, Kingdom Hearts e Days Gone foram dos poucos que marcaram presença no evento, tendo sido claro o foco da Sony: realçar o que a separa da competição.

A LGW ficou muito marcada não só pela possibilidade de ver e conhecer todo o tipo de videojogos da actualidade, mas também de assistir aos melhores do país a baterem-se no campo de combate, em títulos como CS:GO, Fifa, Fortnite, League of Legends, entre outros, trazendo até aos palcos a emoção dos eSports. Jovens olhavam fixados para as telas gigantes exibidas, não só no palco Worten, mas também nos palcos “Asus ROG” e “Asus Fortnite”.

Também teve um grande relevo a presença de youtubers como windoh, RicFazeres, Tiagovski e muitos mais que, ao longo do tempo, têm vindo a ter mais impacto na vida dos jovens portugueses, tornando-se exemplos e movendo massas. O Indie X, a nova área de exposição do LGW, recebeu um concurso que contou com uma seleccção de 50 jogos indie de todo o mundo. No total, foram atribuídos 6 prémios, sendo que apenas um deles é remunerado (o “Best of the Show"), contando com um prémio de 5000 euros. Este ano o vencedor foi Sword legacy: Omen, um jogo turn based combat desenvolvido pelo Firecast Studio e Fableware Narrative Design. 

Esta área de exposição ainda contou com os prémios Playstation Talents, que procuram premiar o melhor jogo independente em desenvolvimento português. O galardão contou com 20 candidatos, que expuseram os seus jogos/demos ao público, estando a equipa técnica a guiar esta experiência. Isto tornou a experiência muito mais pessoal e demonstrou que é possivel tornar um projecto de faculdade ou uma ideia em geral num conteúdo concreto. Este concurso inclui prémios como 100.000€ em dinheiro para o desenvolvimento do videojogo, um kit de desenvolvimento para a PS4, entre outros.

No final, a LGW bateu o seu passado recorde de 55 mil visitantes, ultrapassando a marca dos 60 mil. O maior acontecimento de Videojogos de 2018 em Portugal foi organizado pela FIL e pela E2Tech.