Nesta edição, a Associação recebeu 328 candidaturas integradas nas 19 categorias a concurso. No total dos alunos, 54 estão agora inseridos no 3.º ciclo e 6 no pós-secundário, tendo sido premiados pelo bom desempenho no ano letivo 2017/2018 e continuarão a ser apoiados no seu percurso académico, durante os próximos três anos. As Bolsas Sociais EPIS distinguem o mérito escolar de estudantes nos 9.º e 12.º anos de escolaridade que vivem em contextos socioeconómicos mais desfavorecidos, mas também as boas práticas organizativas em estabelecimentos de ensino e instituições que promovem a inclusão social de crianças e jovens carenciados e a inserção profissional e/ou ocupacional de jovens com necessidades especiais. Estas inserem-se numa nova categoria lançada este ano – Jovens Especiais - criada em parceria com o Banco Santander e a Fundação Amélia de Mello.

Da lista de instituições premiadas fazem parte o Centro Social 6 de Maio (Amadora), o Florinhas do Vouga (Aveiro), a Escola Secundária D. João V (Amadora), ETAP - Escola Artística e Profissional de Pombal (Pombal), o Agrupamento de Escolas de Canelas (Vila Nova de Gaia), o agrupamento de Escolas Fernando Pessoa (Lisboa), a Escola Mães d'Água (Amadora). Foram ainda distinguidas a ComDignitatis – Associação Portuguesa para a Promoção da Dignidade Humana (Ericeira), ASTA – Associação Sócio Terapêutica de Almeida (Almeida), APPT21 – Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21 (Lisboa), APSA – Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (Lisboa) e BIPP – Inclusão para a Deficiência (Lisboa).

Nesta 8.ª edição das Bolsas Sociais EPIS verifica-se um importante crescimento do programa em todos os indicadores. Destaque para o investimento alocado ser um valor record – 99.600 euros que compara com 76,5 mil euros, em 2017; também o número de distinções aumentou face ao ano anterior, ou seja, foram agora atribuídas mais 9, perfazendo as 71 bolsas sociais monetárias. Entre 2011 e 2018 (inclusive), a EPIS já atribuiu 269 bolsas sociais, distribuídas por 67 escolas e organizações, premiando 245 alunos e 19 projetos, com um investimento social total de 367 mil euros.

 

{module PUB_2}

{module ALWAYS_ON_2}