Acaba de ser apresentada a pós-graduação em Dramaturgia da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), que conta com o apoio do Teatro Nacional São João (TNSJ) e da RTP. Dirigida pelo dramaturgo Jorge Louraço Figueira, a primeira edição do curso arranca já no próximo ano letivo 2018/2019 e destina-se a pessoas formadas em teatro, cinema e audiovisual ou literatura e a todos aqueles que, mesmo tendo outro tipo de formação, apresentam experiência nestas áreas.

O lançamento da nova pós-graduação, a primeira orientada para a vertente da dramaturgia da região Norte do país, tem como objetivo «potenciar o desenvolvimento da dramaturgia nas artes cénicas e audiovisuais, em áreas como o teatro, dança e performance». «O curso tem também o intuito de contribuir de forma positiva para a criação de argumentos de cinema, rádio e televisão, e ainda para o desenvolvimento de guiões de novos meios de produção multimédia e audiovisual, como jogos digitais e conteúdos web interativos», explicam os seus mentores.

As parcerias estabelecidas entre a ESMAE, o TNSJ e a RTP garantem uma vertente de experimentação e ensaio, assegurando que a formação trará contributos práticos para o contexto da produção artística nacional. O TNSJ fará um acompanhamento do conteúdo programático da pós-graduação, na disciplina de Seminário, e assegurará o acolhimento de alunos no âmbito da disciplina de Projeto. Pedro Sobrado, presidente do Conselho de Administração do TNSJ, Nuno Carinhas, diretor artístico do TNSJ, e o encenador Nuno M Cardoso integram o corpo docente do curso. Já a sinergia com o Grupo RTP prevê a participação de alunos em projetos radiofónicos da Antena 2, bem como no programa A Peça que Faltava, da RTP2.

Constituído por uma componente teórico-prática e outra de projeto em contexto de produção junto das entidades parceiras, o curso será lecionado em regime pós-laboral, tendo a duração de um ano letivo, divido em dois semestres. A formação apresenta uma carga horária total de 316 horas, o que corresponde a 60 créditos (ECTS). Dramaturgo/a, dramaturgista, argumentista, copywriter ou crítico/a são algumas das saídas profissionais da formação avançada. Os alunos que completam a pós-graduação têm ainda a possibilidade de progredir para o Mestrado em Artes Cénicas, lecionado na ESMAE.