O jazz e as suas margens mais extensas constituem parte primordial deste festival que decorre em Julho. Projectos como a revisitação aos clássicos do jazz cantado por Elas e o Jazz, o conjunto de músicos Coreto Porta Jazz, a dupla Songbird (João Hasselberg e Luis Figueiredo), bem como o grupo que mistura integrantes do Canadá e Congo (Jazzamboka) constituem o leque de artistas que sobe ao Coreto, sempre às 18h.

No Matosinhos em Jazz a música funde-se com artes visuais e o desafio para apresentação de obras inéditas de quatro artistas nacionais, tendo por base quatro capas de discos icónicos do jazz. Oficina Arara, AKACorleone, Nash Does Work e a dupla Francisco Queimadela e Mariana Caló formam o quarteto que trabalham peças exclusivas que ficam expostas durante o mês de julho, junto ao Coreto onde decorrem os espectáculos.

Também a palavra ganha preponderância, e para a tarde do dia 7 de julho (17h) está marcado uma conferência/debate sob o desígnio de "O Jazz Agora" e nele participam figuras como o mentor da Orquestra Jazz de Matosinhos, Pedro Guedes, o programador do icónico Maus Hábitos, Luis Salgado, Joaquim Mota (Radio Nova) e Luis Figueiredo (músico e produtor), sob moderação da jornalista Helena Teixeira da Silva.