Funções:O copywriter, em conjunto com um profissional criativo de imagem, tem como base de
trabalho uma estratégia delineada num briefing, a partir da qual reúne e analisa a campanha a
elaborar. Este profissional tem como função específica escrever, mas sem nunca esquecer o
trabalho do criativo de imagem, porque o resultado da campanha é o produto da criação das duas
partes.


Requisitos: Esta profissão requer uma actualização constante em diversas áreas (desde a área
cultural, à política), e uma forte capacidade de observação e análise no que concerne ao espaço
circundante. Factores como a concentração e o rigor também ajudam à tarefa. Conhecimentos
de informática, na óptica de utilizador, são imprescindíveis, e também é muito importante uma
sólida formação em português, e gosto pela escrita.
Estes profissionais devem, ainda, revelar interesse por áreas multidisciplinares (Psicologia,
Sociologia, Arte, Cultura, Ciência), gosto pela aprendizagem, e sentido de dedicação.


Onde exercer: Agências de publicidade, departamentos criativos de empresas.
Mercado de trabalho: Apesar da publicidade ser um mercado em expansão, é também muito
competitivo. Factores como a dedicação e o empenho constituem armas eficazes para qualquer
profissional em início de carreira se distinguir favoravelmente e ser reconhecido no mercado.