O orador principal será o Dr. José Boavida, Pediatra de Neurodesenvolvimento no Centro de Desenvolvimento da Criança, Hospital Pediátrico – Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e Presidente da Sociedade Portuguesa de Défice de Atenção. A iniciativa é organizada pelo Departamento Psicopedagógico do St. Paul's School, uma unidade orgânica que oferece apoio e orientação às crianças/adolescentes e suas famílias.

Todas as valências do Colégio contam com a presença diária da Psicóloga Escolar, que realiza observação direta da criança nos diferentes contextos, analisa interações entre os diferentes elementos da comunidade educativa e avalia as principais necessidades e fragilidades das crianças e das turmas, desenvolvendo estratégias em conjunto com os Educadores/Professores e Famílias no sentido de garantir o desenvolvimento adequado e bem-estar dos alunos St. Paul's School.

Ainda dentro deste objetivo, o Departamento Psicopedagógico do St. Paul's School dinamiza sessões de Mindfulness semanais nas valências de Pré-Escolar e de 1.º Ciclo, aplicando um programa de inteligência emocional que promove a identificação, gestão e treino de emoções desde a infância, e também incentiva a autoconsciência e o autocontrole, fatores essenciais para a saúde mental.